Ícone do site BIT magazine

O que é algoritmo e por que se fala tanto dele? [Inteligência artificial]

Sendo o guia principal e previamente determinado de padrões para as máquinas, esse tão falado algoritmo é algo que devemos nos atentar e entender um pouco para nos prepararmos para a tecnologia que já está aí e a que ainda chegará. Neste artigo vamos explicar o que é algoritmo e por que se fala tanto dele. Uma coisa já precisamos deixar bem clara, os algoritmos têm relação direta com todo o conceito de Inteligência Artificial que está sendo inserido na sociedade.

O que é algoritmo e por que se fala tanto dele? (Imagem: Arget on Unsplash)

O que é algoritmo?

Na definição bem clara e direta do significado da palavra, o algoritmo é “uma sequência de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática visando resolver um problema, ou executar uma tarefa pré-determinada.”

Todo o processo dos algoritmos é determinado por entradas (inputs) e saídas (outputs). Um dos melhores exemplos para tratar de forma corriqueira os algoritmos, seria pensar em uma receita de bolo.

Os ingredientes seriam as “entradas”, o prato finalizado na mesa ou resultado, seria a saída. Nesse intermédio teríamos o processo de cozimento e preparo do prato, onde se seguem regras para o resultado ser obtido, pronto, essas regras e o processo seriam o algoritmo do cozinheiro.

O algoritmo é como a receita para preparar um prato na cozinha

O mesmo seriam as peças de carro em uma oficina como entrada, o carro funcionando como saída, mas o algoritmo sendo as regras de conhecimento do mecânico para executar a tarefa visando o objetivo final.

Onde e como o algoritmo é usado?

A evolução dos algoritmos está na abundância usados em diversas situações e cenários até para uma mesma aplicação, sua união resulta em redes neurais artificiais, que já falamos sobre em outro artigo.

Voltando a focar no algoritmo em si, vamos tentar entrar um pouco mais em detalhes. O algoritmo tende sempre a crescer e ficar mais complexo com o passar do tempo. Somente assim ele poderá se aproximar de cobrir todos os cenários possíveis. Toda a sua base é regida por estrutura seguindo uma lógica sistemática.

Então, o algoritmo só consegue responder aquilo no qual foi preparado para compreender, os algoritmos estão em todo o tipo de máquina, até no seu computador antigo que gostava de travar.

Quando isso acontece é porque ele recebeu uma informação que não conseguia processar ou o gargalo chegou no limite. Se for o primeiro caso, é um problema de algoritmo (algum cenário foi esquecido).

Podemos definir as estruturas de todos os algoritmos e da programação com alguns itens completamente necessários para que ele seja composto, são eles:

A Era dos algoritmos

Hoje, vivemos a Era dos algoritmos e você já escutou essa expressão por aí. É a mais pura verdade, existem diversos exemplos de onde essa tecnologia está sendo aplicada, não pense que é algo de “outro mundo” ou relacionado a viagens espaciais (apesar de também ser).

Vamos falar sobre alguns exemplos de como esse processamento de dados, análise e tomada de decisão se apresentam na internet (para ficar bem próximo a nós):

Google

O Google usa seu algoritmo basicamente na ferramenta de buscas – Imagem: Firmbee.com on Unsplash

O algoritmo está, basicamente, ligado as pesquisas feitas dentro do buscador. Imagine o algoritmo de simplesmente o maior “concentrador” de informações e dados da internet. Ele avalia o número e a disposição dos links para serem clicados e, por consequência, levados para outras páginas.

Com essa análise, determina-se a importância de um site. O objetivo é ter uma maior quantidade de links redirecionando para o site proporcionalmente a sua relevância.

Instagram

Não importa quem postou por último ou a ordem cronológica para a rede social. Desde 2016, o que vale é o engajamento e relacionamentos (conexões), tudo isso classifica os conteúdos conforme a relevância de cada perfil de usuário e seus interesses.

Facebook

Aqui o objetivo é te manter a maior quantidade de tempo possível dentro da página ou app do Facebook. O foco está em tudo que você interage, compartilha, reage ou comenta. Tudo isso é considerado o filtro de conteúdo do Facebook.

YouTube

O mais simples de todos, antes o algoritmo considerava e indicava vídeos que tinham a maior quantidade de visualizações. O que, geralmente, poderia acarretar erro, pois um clickbait traria visualizações, mas sem completar o conteúdo. Então o YouTube mudou seu algoritmo para o TEMPO de visualização, quanto mais horas de visualização tiver o vídeo, mais relevante ele será, isso unido aos conteúdos que você segue, curte e se inscreve.

Resumindo o que é algoritmo

Os exemplos citados foram sobre os algoritmos na internet (mais próximos do nosso dia a dia), mas existem diversas outras aplicações: chatbots para pesquisas, softwares de previsão de mercado, análise e identificação por imagem, etc. Essa é uma tecnologia que não temos como retroceder.

Com informação: Significados, Rockcontent, Trybe.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile