Ícone do site BIT magazine

O que é ataque de ransomware? Descubra AGORA neste Bit Responde

Já se perguntou o que é ataque de ransomware? Pode ser uma novidade para você, mas é um método que está ganhando cada vez mais espaço entre cibercriminosos nos últimos anos. Mas hoje o Bit Responde vai te mostrar em detalhes do que se trata isso, e claro, vamos te dar algumas dicas para se proteger desse perigo virtual.

O que é ataque de ransomware? – Imagem: Reprodução/Freepik

Não sabe o que é ataque de ransomware? Vem com o Bit

Ao falar de Ransomware, estamos nos referindo a um malware usado em ataques virtuais, que faz vítimas diariamente ao redor do mundo. Mas a sua principal característica é que ao infectar um computador, ele criptografa os arquivos alocados na memória.

O nome desse malware parte de ransom, que inglês significa “resgate”, mas por que este nome? Bem, após fazer uma vítima, os criminosos pedem uma “fiança” para liberar o acesso aos arquivos. Sabe um ótimo exemplo recente? Quando o site do Ministério da Saúde – o ConecteSUS – caiu devido a um ataque.

Hackers que atuam com ransomware, têm visado alvos maiores, como grandes empresas ou funcionários-chave. Contudo, danos advindos desse ataque também podem trazer outras consequências, que não se limitam à perda de dados. Em alguns casos, grandes corporações pagam valores astronômicos para ter os seus dados de volta, ou sofrem, com a venda de dados e arquivos importante na dark web.

Nos últimos dias, o “Azov Ransomware” chamou a atenção após ser classificado como um malware limpador de dados. Essa classificação se deu devido à ausência de informações para recuperar os dados criptografados, o que não é tão comum de se ver.

Como saber que fui infectado por um ransomware?

Nem sempre o ransomware vai atacar no exato momento em que é baixado, em alguns casos, é possível evitar um download malicioso ou notar como seu PC está funcionando. A seguir reunimos alguns pontos que você pode analisar caso desconfie de que seja vítima de um agente de malícia. 

Simplesmente não há muito o que se fazer após ter seu computador infectado, mas é possível aumentar a sua segurança redobrando a cautela. Evite sites suspeitos, não clique em qualquer link do seu e-mail ou SMS, e cuidado com tudo o que você baixa.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile