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Por que os podcasts devem gerar um lucro absurdo até 2024

Musixmatch lança plataforma de podcast com transcrições feitas por inteligência artificial

Musixmatch lança plataforma de podcast com transcrições feitas por inteligência artificial - Imagem: Will Francis on Unsplash

Atingir o status de indústria de US$ 1 bilhão foi um marco importante para o mercado do podcast e, na época, os principais representantes fizeram a maior algazarra sobre o assunto. Parece que agora eles terão ainda mais motivos para comemorar. Isso porque a previsão é que os podcasts devam gerar um lucro absurdo até 2024.

Podcast já é uma indústria bilionária (Imagem:  Austin Distel on Unsplash)

O Interactive Advertising Bureau (IAB) e a PricewaterhouseCoopers divulgaram sua análise conjunta anual sobre a indústria de áudio que está em pleno crescimento agora, principalmente no setor de podcasting. As previsões apontam que a receita chegará a US$ 2 bilhões este ano e US$ 4 bilhões até 2024.

De onde vem esse crescimento todo?

Ao contrário do que se imagina, esse crescimento não é um resultado apenas do aumento no número de podcasts ou da quantidade de tempo que as pessoas passam ouvindo-os, mas é claro que isso ajuda. Segundo os executivos do IAB, grande parte dessa receita deve vir dos anunciantes que com os  avanços na tecnologia de anúncios puderam passar a direcionar melhor os espectadores e persuadi-los a gastar mais dinheiro.

As mudanças na maneira como os anúncios funcionam nas plataformas de podcast têm evoluído bastante nos últimos anos. Isso é bem representado se pegarmos os últimos 3 anos para comparação: no ano de 2019, menos da metade dos anúncios nos podcasts eram inseridos de forma dinâmica (situação bem diferente do ano passado, quando 84% deles foram inseridos dessa maneira).

Uma das maiores evoluções nesse campo foi que os anunciantes passaram a poder segmentar os ouvintes dos podcasts de acordo com sua área geográfica, idade e sexo. Um modelo bem mais eficiente do que o anteriormente utilizado, segmentação com base no gênero do podcast. Além disso, hoje existem mais maneiras de rastrear a eficácia dos anúncios.

Essas mudanças devem gerar um lucro absurdo até 2024

A principal consequência dessas evoluções é que os profissionais de marketing começaram a ver números bem maiores na indústria, o que por sua vez resulta em ainda mais anúncios – ou seja, mais dinheiro gasto e ganho nos podcasts. Essa situação faz desse mercado um alvo bem chamativo para anunciantes.

A segunda consequência positiva é que os próprios podcasters podem monetizar seus catálogos, inclusive os títulos anteriores. Assim sendo, um determinado episódio lançado a 3 anos atrás, na época que não utilizavam anúncios dinâmicos, mas que até hoje tem uma boa audiência, pode passar a ser monetizado com a nova tecnologia. Podemos considerar isso uma recuperação de capital.

O valor não é apenas do ponto de vista dos anunciantes; é também do ponto de vista dos criadores“, disse o vice-presidente do IAB Media Center,  Eric John.

Essas certamente são boas notícias para as pessoas que atuam nessa indústria e precisam que ela se desenvolva. Infelizmente algumas pessoas podem ficar preocupadas com a possibilidade desses anúncios rastrearem seus passos, mas parece uma troca justa para melhorar ainda mais o mercado.

E você? O que acha desses anúncios nos podcasts?

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