Por que os podcasts devem gerar um lucro absurdo até 2024

Atingir o status de indústria de US$ 1 bilhão foi um marco importante para o mercado do podcast e, na época, os principais representantes fizeram a maior algazarra sobre o assunto. Parece que agora eles terão ainda mais motivos para comemorar. Isso porque a previsão é que os podcasts devam gerar um lucro absurdo até 2024.

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lucro absurdo até 2024
Podcast já é uma indústria bilionária (Imagem:  Austin Distel on Unsplash)

O Interactive Advertising Bureau (IAB) e a PricewaterhouseCoopers divulgaram sua análise conjunta anual sobre a indústria de áudio que está em pleno crescimento agora, principalmente no setor de podcasting. As previsões apontam que a receita chegará a US$ 2 bilhões este ano e US$ 4 bilhões até 2024.

De onde vem esse crescimento todo?

Ao contrário do que se imagina, esse crescimento não é um resultado apenas do aumento no número de podcasts ou da quantidade de tempo que as pessoas passam ouvindo-os, mas é claro que isso ajuda. Segundo os executivos do IAB, grande parte dessa receita deve vir dos anunciantes que com os  avanços na tecnologia de anúncios puderam passar a direcionar melhor os espectadores e persuadi-los a gastar mais dinheiro.

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As mudanças na maneira como os anúncios funcionam nas plataformas de podcast têm evoluído bastante nos últimos anos. Isso é bem representado se pegarmos os últimos 3 anos para comparação: no ano de 2019, menos da metade dos anúncios nos podcasts eram inseridos de forma dinâmica (situação bem diferente do ano passado, quando 84% deles foram inseridos dessa maneira).

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Uma das maiores evoluções nesse campo foi que os anunciantes passaram a poder segmentar os ouvintes dos podcasts de acordo com sua área geográfica, idade e sexo. Um modelo bem mais eficiente do que o anteriormente utilizado, segmentação com base no gênero do podcast. Além disso, hoje existem mais maneiras de rastrear a eficácia dos anúncios.

Essas mudanças devem gerar um lucro absurdo até 2024

A principal consequência dessas evoluções é que os profissionais de marketing começaram a ver números bem maiores na indústria, o que por sua vez resulta em ainda mais anúncios – ou seja, mais dinheiro gasto e ganho nos podcasts. Essa situação faz desse mercado um alvo bem chamativo para anunciantes.

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A segunda consequência positiva é que os próprios podcasters podem monetizar seus catálogos, inclusive os títulos anteriores. Assim sendo, um determinado episódio lançado a 3 anos atrás, na época que não utilizavam anúncios dinâmicos, mas que até hoje tem uma boa audiência, pode passar a ser monetizado com a nova tecnologia. Podemos considerar isso uma recuperação de capital.

O valor não é apenas do ponto de vista dos anunciantes; é também do ponto de vista dos criadores“, disse o vice-presidente do IAB Media Center,  Eric John.

Essas certamente são boas notícias para as pessoas que atuam nessa indústria e precisam que ela se desenvolva. Infelizmente algumas pessoas podem ficar preocupadas com a possibilidade desses anúncios rastrearem seus passos, mas parece uma troca justa para melhorar ainda mais o mercado.

E você? O que acha desses anúncios nos podcasts?

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