Ícone do site BIT magazine

Telescópio James Webb entra em operação e irá olhar para o passado do universo; Quer saber como isso vai funcionar?

Lançado em 25 de dezembro, o telescópio James Webb chegou nesta segunda-feira (24 de janeiro) ao seu destino, no ponto espacial conhecido como ponto L2 (Lagrange 2), uma das cinco áreas na Via Láctea onde a influência gravitacional do Sol e da Terra se equilibram em força centrípeta, o que torna viável a órbita do equipamento, localizado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Imagem> Divulgação/NASA

O telescópio acionou seus propulsores por cerca de cinco minutos para realizar sua última correção de meio-curso. Com o procedimento, o telescópio foi inserido em direção à sua órbita final ao redor da região às 16h, horário de Brasília.

“Bem vindo ao seu lar, Webb!”, comemorou Bill Nelson, administrador da NASA. “Estamos um passo mais próximos de revelar os mistérios do universo”, disse, em um comunicado da NASA.

Alterar a forma como entendemos o universo

Ele vai permitir aos astrônomos, literalmente, enxergar coisas no Universo que eles não conseguiam ver antes – como as primeiras galáxias que surgiram nele, alterando a forma como entendemos o universo nas palavras da própria Nasa.

“Quanto mais longe [está a galáxia], mais no passado. É um efeito meio maluco de relatividade, mas você pode pensar assim: quando a gente está vendo uma coisa muito distante, está vendo uma coisa que aconteceu há muito tempo atrás – há bilhões de anos – e simplesmente levou muito tempo para a luz chegar até aqui”, explica o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia mais: Acompanhe ao vivo a chegada histórica do Telescópio James Webb ao seu destino no espaço

Isso é possível por dois motivos: o primeiro é que o James Webb é muito grande: seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro (quase 3 vezes maior que o do telescópio Hubble, seu antecessor).

O segundo é que ele consegue enxergar em infravermelho. O Hubble só enxergava uma faixa limitada desse comprimento de onda.

Imagem: AgênciaBrasil

Pesquisas selecionadas

Exoplanetas e discos

Galáxias

Estrutura em grande escala do universo

Sistema Solar

Física estelar e tipos estelares

Buracos negros supermassivos

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile