Ícone do site BIT magazine

Uber cria ferramenta que pode prejudicar alguns passageiros

Imagem: Charlesdeluvi / Unsplash

O Uber resolveu criar uma ferramenta para mostrar endereço final dos passageiros. A mudança está em vigor desde o último dia 23 e deve notificar motoristas e passageiros sobre o destino do aplicativo brasileiro antes de iniciar uma viagem. A medida, contudo, pode prejudicar passageiros que moram em determinados bairros.

Uber resolve mostrar endereço final de passageiros para motoristas. Imagem: Pexels

Além disso, o aplicativo passou a sinalizar aos motoristas novos usuários da plataforma. Ambos os recursos estão sendo testados em algumas capitais do país e aprimorados com base no feedback dos parceiros. A partir desta semana, as ferramentas estarão disponíveis no aplicativo Uber Driver para celulares Android e iPhone (iOS).

Assim que o motorista aceita a viagem, informações sobre o destino e um logotipo para o novo usuário do aplicativo são exibidos na tela. De acordo com a transportadora, a implementação das novas funcionalidades visa melhorar a experiência do app, fornecendo mais informações aos parceiros sem comprometer a experiência do usuário.

Assim que o motorista aceita a viagem, informações sobre o destino da viagem e um logotipo para o novo usuário do aplicativo são exibidos na tela.

De acordo com Marcello Azambuja, diretor do centro de tecnologia da Uber no Brasil, os parceiros de aplicativos aguardavam o recurso. Ele explicou por que só agora a ferramenta foi criada:

“O acesso às informações sobre a viagem antes do início da viagem sempre foi um requisito para os motoristas, e trabalhamos duro para acomodar isso da melhor maneira possível sem comprometer a experiência do usuário”, explicou.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Uber insiste no uso obrigatório de máscaras para motoristas e passageiros, além de oferecer idas gratuitas aos hemocentros para apoiar doações de sangue e oferecer desconto de 20 reais com cupons. Profissionais médicos para os centros médicos da cidade.

Por que mostrar endereço final: veja golpe que aumenta em até 4x o preço das corridas do Uber

Um novo golpe da Uber chamou a atenção dos usuários do aplicativo de transporte. A tecnologia, apelidada de “treme-treme”, foi condenada por outros trabalhadores da plataforma que não estavam envolvidos no programa.

O golpe depende de motoristas que usam dispositivos Android, incluindo a ativação do modo de economia de energia do telefone após uma corrida, resultando em discrepâncias entre os dados de navegação e a verdadeira localização do carro.

Isso ocorre porque o recurso de hiperlocalização do Google não funciona no modo de salvamento em dispositivos Android. Sem precisão, o aplicativo Uber teria que continuar recalculando a rota, gerando novos segmentos a serem seguidos. Sendo assim, agora que a Uber resolve mostrar endereço final, isso talvez seja evitado.

*Com colaboração de Henrique Brinco, editor do Bit Magazine

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile