Ícone do site BIT magazine

Apple está 100% focada em lucro, mas seu iPhone será uma máquina de anúncios?

A Apple pode adicionar novas publicidades que irão aparecer aos clientes do iPhone – principalmente em aplicativos que já vêm instalados no dispositivo.

Imagem: Mariana Souza/BIT

Mais uma forma de anunciar para Apple

Em nova matéria divulgada pela Bloomberg, a Apple andou testando internamente anúncios de pesquisa no Maps, que podem exibir recomendações quando você procura restaurantes, lojas, empresas e locais próximos – ou não.

Não é novidade esta maneira de implementação de publicidade nos aplicativos da Apple, até porque, os desenvolvedores de aplicativo já podiam pagar para que seu produto fosse divulgado em pesquisas específicas.

O repórter e idealizador da divulgação do relatório da Bloomberg, Mark Gurman, afirma que os anúncios no Maps irão funcionar da mesma maneira. As empresas pagarão para aparecer no topo dos resultados de pesquisa quando os usuários fazem pesquisas.

E, fora este aplicativo, a Apple também poderia implementar essa nova funcionalidade no app Livros e no app de podcast da maçãzinha.

Isso quer dizer que os produtores de conteúdo poderão pagar para que seu trabalho seja divulgado. Atualmente, estes aplicativos estão livres de anúncios.

Além disso, depois da mudança na aba Hoje na Apple Store, pode ser que ali também tenham alterações em relação às publicidades, de acordo com Gurman.

O anúncio da aba Hoje irá aparecer com o descritivo que é sim uma publicidade e com um destaque de “Você também pode gostar”.

Gurman menciona o potencial de publicidade no Apple TV Plus também e diz que a empresa pode optar por criar um nível patrocinado por anúncios de preço mais baixo. A Netflix e Disney Plus estão fazendo mudanças para que isso aconteça.

Desde 2016, a Apple introduziu anúncios na App Store e desde setembro de 2021 a empresa colocou a opção de habilitar anúncios ou não.

Caso estes testes se tornem realmente algo que implementado, será uma demonstração da Apple sobre seu interesse em ampliar ainda mais a publicidade de todas as formas.

Crise nos streamings e novas publicidades

Até agora, novas políticas de valores não chegaram – ainda – na Apple TV Plus, entretanto, convenhamos, a plataforma de streaming não é tão popular quanto a Netflix ou mesmo a Disney Plus, por exemplo.

Entretanto, existe a previsão de uma nova leva de pessoas abandonando as assinaturas. Pensando nisso, algumas empresas já estão organizando novos planos com anúncios em determinados planos de menor valor.

A empresa está trazendo isso para outras ferramentas, pelo menos antes de adicionar à Apple TV Plus.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile