Ícone do site BIT magazine

Apple vai transformar iPhone em maquininhas de pagamento; entenda

A Apple está desenvolvendo um novo recurso que permitirá aos usuários do iPhone aceitarem pagamentos com cartão de crédito via tecnologia sem contato, sem qualquer hardware extra. Pelo menos é o que mostra um novo relatório da BloombergO relatório explica que o sistema da Apple provavelmente usará a tecnologia NFC semelhante ao Apple Pay.

Leia também: MP da Bahia processa Apple por práticas abusivas

Como está hoje, a maioria dos usuários da Apple não conseguem realizar seus pagamentos usando um iPhone diretamente – sendo obrigadas a usar hardware externo de terceiros, as famosas maquinas de cartão de crédito.

Assim, a Apple busca integrar a tecnologia de terminal tap-to-pay diretamente no iPhone, usando seu chip NFC embutido. Isso significa que as empresas poderão aceitar pagamentos sem usar nenhum hardware externo.

O recurso também aparentemente funcionará com o Apple Pay, permitindo que os usuários toquem seu iPhone na parte de trás de outro iPhone para fazer um pagamento.

Apple vai transformar iPhones em maquininhas de pagamento via NFC / Foto: Divulgação

A empresa prepara o terreno para lançamento

Segundo o relatório da Bloomberg, o próximo recurso transformará o iPhone em um terminal de pagamento, permitindo que food trucks e cabeleireiros, por exemplo, aceitem pagamentos com o toque de um cartão de crédito ou outro iPhone na parte de trás do dispositivo.

“Não está claro se a opção de aceitação de pagamento será marcada como parte do Apple Pay, embora a equipe que trabalha no recurso esteja trabalhando na divisão de pagamentos da Apple desde que foi trazida da Mobeewave, disseram as pessoas. Também não se sabe se a Apple pretende fazer parceria com uma rede de pagamento existente para o recurso ou lançá-lo sozinha”.

 A Apple poderá começar a lançar esse recurso por meio de um recurso de software nos próximos meses (e talvez aconteça logo com o lançamento do iOS 15.4). A empresa da maçã lançou o iOS 15.3 para o público em geral. Portanto, também espera-se que o teste beta deste recurso dentro do iOS 15.4 comece em breve.

“O Tap to Pay no iPhone fornecerá às empresas uma maneira segura, privada e fácil de aceitar pagamentos sem contato e desbloquear novas experiências de checkout usando o poder, segurança e conveniência do iPhone”, disse Jennifer Bailey, vice-presidente de Apple Pay e Apple Wallet da Apple. “Estamos tornando mais fácil do que nunca para empresas de todos os tamanhos – de empreendedores autônomos a grandes varejistas – aceitar pagamentos sem contato e continuar a expandir seus negócios.

Quando esse iPhone chegará ao Brasil?

Pode levar um tempo até que a tecnologia chegue até o Brasil. Inicialmente, o recurso para pagamentos vai ser voltado apenas para os Estados Unidos. Caso o sucesso se confirme, será possível que esse avanço chegue para usuários dos demais países.

Veja também: Google Chrome pode colocar fim aos bloqueadores de anúncios

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile