Ícone do site BIT magazine

China busca planetas habitáveis “próximos” da Terra e tenta identificar vidas alienígenas

Um grupo de cientistas chineses propuseram um projeto para pesquisar planetas habitáveis fora do nosso sistema solar, realizando isso através de um telescópio espacial que realizaria a busca em uma distância “curta” do nosso planeta, a cerca de 32 anos-luz da Terra.

Imagem: Reprodução/Canva Pro

Chineses investigam o espaço

Se realmente o projeto der frutos, será a primeira missão internacional de exploração espacial com objetivo total em procurar planetas habitáveis ao redor das estrelas similares ao Sol, tendo foco naquelas nas proximidades. A possibilidade aumenta e muito a chance de possíveis formas de vida serem encontradas na galáxia.

Muitas possibilidades na busca

Atualmente, o catálogo de exoplanetas da NASA conta com mais de 5.000 mundos conhecidos dentro da Via-Láctea. Destes, quase 4.000 foram descobertos por meio do método de trânsito.

Esta técnica já se provou eficiente, porém lenta.  Nesse projeto, o telescópio poderia identificar exoplanetas de forma rápida por meio da astrometria. Ou seja, os cientistas iriam buscar pequenos movimentos nas estrelas, que acontece graças a influência da gravidade dos planetas em suas órbitas.

Caso uma estrela esteja “tremendo” demais em relação as outras de referência, o telescópio CHES (Academia Chinesa de Ciências) vai efetuar marcações para as investigações mais aprofundadas.

Assim, ao estudar a forma como a estrela está se movendo, os cientistas acreditam que podem identificar a massa dos exoplanetas na órbita dela, incluindo até as trajetórias que esses planetas seguem.

A importância do projeto da China para encontrar planetas

A exploração de planetas habitáveis fora do sistema solar é considerada algo fundamental na astronomia. Afinal, ela está associada a perguntas importantes como se o ser humano está sozinho no universo e também de para onde a humanidade poderia ir em caso de colapso da Terra.

Ji Jianghui é o pesquisador chefe da pesquisa do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências e líder do projeto da missão. E segundo ele, mais de 5.000 exoplanetas foram encontrados e confirmados até o momento, incluindo cerca de 50 planetas semelhantes à Terra na zona habitável. Entretanto, a maioria deles ficam a centenas de anos-luz de distância da Terra.

A descoberta dos mundos habitáveis próximos será um grande avanço para a humanidade, e também ajudará os seres humanos a visitá-los e expandir seu espaço vital no futuro“, indicou ele.

Espaço (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

O projeto da organização vai observar em torno de 100 estrelas semelhantes ao Sol a 32 anos-luz da Terra, o que seria uma pesquisa de longo prazo.

Assim, é esperado que sejam descobertos algo em volta de 50 planetas similares ao nosso ou até superiores, as “super-terras” planetas que podem ter até 10 vezes a massa da Terra.

Estes devem estar em zonas habitáveis ao redor de estrelas parecidas com o Sol, principalmente planetas que possuem semelhanças em tamanho, órbita e habitabilidade com à Terra.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile