Ícone do site BIT magazine

Ciberataque na Ucrânia derruba sites e a Rússia prepara suas tropas

O pior está para acontecer. foi feito um enorme Ciberataque na Ucrânia nessa sexta-feira (dia 14), em nota o governo alertou seus cidadãos de que o pior poderia acontecer. Ao mesmo tempo, a Rússia divulgou imagens mais de 100 mil soldados sendo mobilizados na fronteira do país vizinho.

Imagem: iberdrola

Devido ao ataque global na noite de 13 para 14 de janeiro de 2022, o site oficial do Ministério da Educação e Ciência está temporariamente fora do ar.

Anunciou mostrado em uma publicação nas redes sociais.

Ciberataque na Ucrânia

Vários sites estavam mostrando um texto nos idiomas ucraniano, polonês e russo, dizendo que todos os dados de ucranianos carregados na rede se tornaram públicos.

Leia mais: Ataque Hacker ao Correios: Site fora do ar pode ter sido ataque hacker!

Segundo o comunicado em vídeo feito pelo Serviço de Segurança do país, as investigações já começaram, por parte da Ucrânia, para investigar o enorme ataque que atingiu o Ministério das Relações Exteriores, o gabinete dos ministros e o conselho de segurança e defesa, entre outros.

Rússia é a principal suspeita

Segundo o que o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse, ainda é muito cedo para afirmar quem estaria por trás do Ciberataque na Ucrânia, mas afirmou a participação da Rússia em ações semelhantes no passado.

A Ucrânia vem sofrendo diversos ataques cibernéticos nos últimos anos, tendo sempre a Rússia como principal suspeita.  A Rússia, obviamente, sempre nega qualquer envolvimento em tais atos.

Apoio Norte-Americano

O governo Norte-Americano, através de um porta-voz, disse que o país irá “fornecer todo o apoio necessário para que se recuperarem da invasão”.

Na quinta-feira (dia 13) os Estados Unidos haviam alertado sobre a ameaça de uma invasão militar russa. Alerta que os russos negaram.

Enquanto isso Moscou afirma que o diálogo vai continuar, mas estão quase sem opções ao tentar persuadir o Ocidente a impedir a Ucrânia de ingressar na Otan.

Fontes: r7

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile