Ícone do site BIT magazine

Como resolver os principais problemas do Home Office? [Dicas importantes]

Os últimos anos nos mostraram que o trabalho remoto veio para ficar, mas nem tudo é apenas vantagem. Neste artigo vamos abordar os principais problemas do home office, afinal, conhecê-los é tão importante para saber o que está afetando a sua produtividade.

Como resolver os principais problemas do Home Office – Imagem: Reprodução/Pexels

Quais são os principais problemas do Home Office?

Como resolver os principais problemas do Home Office

Como resolver os principais problemas do Home Office – Imagem: Reprodução/Pexels

1. Falta de separação entre vida pessoal e profissional

É cientificamente comprovado que o nosso cérebro aprende e se aperfeiçoa através da repetição, por isso, ter uma rotina é tão importante. Mas grandes aliados são ferramentas como agendas, planners, diários, e os alarmes do seu smartphone ─ de preferência etiquetados com o que precisa ser feito.

Você também precisa respeitar os horários, aceitar que o expediente acabou, mesmo que não tenha produzido tudo o que queria, é uma forma de combater este problema.

2. Problemas de motivação

Às vezes vamos enfrentar platôs ─ momentos em que parece que não progredimos mais. Isso pode ter uma relação direta com a motivação, o que te dá ânimo e até disposição para enfrentar atividades que podem te tirar da zona de conforto.

Uma forma de se manter motivado é ter metas bem estabelecidas, se tiver um caderno ou quadro de tarefas onde pode destacar seus objetivos, não deixe de usar. Assim, você terá onde visualizar seus progressos, de modo que é fundamental comemorar cada conquista diária.

Você também pode pensar que não está produzindo da maneira que deveria, ou que não dá conta das novas demandas. Nestes casos, um aperfeiçoamento, como um curso, por exemplo, tem o potencial de te trazer uma satisfação profissional e pessoal. Desse modo, é possível que você recupere ou não deixe o seu ânimo cair.

3. Problemas de concentração

Longas jornadas na frente do computador e a quantidade de tentação na internet, podem gerar o problema do home office relacionado à concentração. Há quem se apoie no TDAH, e pessoas que apenas não trabalham a concentração, de todo modo, muitas pessoas estão se tornando vítimas dessa questão.

Uma boa forma de resolver isso é usando técnicas como a Pomodoro, em que você trabalha em blocos de tempo com pequenos intervalos. Ou seja, trabalha vinte minutos e descansa dez, em seguida cumpre mais vinte e assim por diante.

Não dá para negar que os anúncios conseguem cativar nossa atenção, então, procurar um software ou extensões de navegadores, é uma ótima solução. Além disso, práticas como yoga e meditação, podem mudar o modo como você se relaciona com sua mente, o que também ajuda em problemas como este.

4. Falta de interação social

A solidão e a falta de interação social também assolam muitos profissionais que trabalham em casa. No entanto, a comunicação hoje também te permite ter mais contato do que era possível há anos atrás, então, explore isso.

Use ferramentas como Zoom, entre outras plataformas de videoconferência. Procure também atividades ou jogos que também podem aproximar você e colegas de equipe em momentos reservados para isso.

E claro, saia de casa, vá correr regularmente, ou frequente lugares como praça de alimentação, cinemas entre outros. Mesmo que você não saia com alguém com quem tenha contato, o simples ato de ver outras pessoas, também nos ajuda a saciar ─ mesmo que em menor grau ─ este problema do home office.

5. Problemas de tecnologia

Por fim, temos esta questão tecnológica, que sem dúvidas, é um pesadelo para quem cumpre o regime home office. A seguir, alguns problemas comuns:

São práticas e ações que você pode levar para o longo prazo, afinal, o mercado não deve retroceder e estas mudanças vieram para ficar.

Com informações: Betterup, Forbes 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile