Ícone do site BIT magazine

Cosmonautas russos tomam atitude suspeita após Guerra na Ucrânia; entenda

Será que nem os compatriotas que trabalham no espaço apoiam mais o presidente Vladimir Putin e sua invasão injustificada à Ucrânia? Difícil, mas cosmonautas russos com cores da bandeira da Ucrânia na ISS, a Estação Espacial Internacional, geraram uma sensação de “possível” manifestação política no restante dos países do planeta.

Cosmonautas russos na estação espacial usando uniformes que lembram as cores da Ucrânia (Imagem: Roscosmos via New York Post/Divulgação)

Foi intencional cosmonautas russos com cores da bandeira da Ucrânia?

Aparentemente não. Pelo menos é o que parece, com a explicação oficial dos recém-chegados na Estação Espacial. Quando perguntado sobre a motivação das cores, um dos cosmonautas, Oleg Artemyev, disse em mensagem no primeiro contato de vídeo com as famílias e publicado pelo NY Post: “Ele disse que cada tripulação escolhe seus próprios trajes de voo para que eles não sejam todos iguais.”

Essa resposta não deixou claro se eram ou não intencionais a escolha das cores, o que gerou grande desconfiança por parte da comunidade mundial que acompanha a guerra na Ucrânia, que já ocorre a quase um mês.

O cosmonauta em suas próprias palavras, acabou dando uma explicação posterior que “suavizava” a desconfiança sobre uma possível mensagem a Vladimir Putin

“Tornou-se nossa vez de escolher uma cor. Mas, na verdade, existia o acúmulo de um monte de material amarelo, então precisávamos usá-lo. Então é por isso que tivemos que usar amarelo.”

Acaso ou medo de afirmar posicionamento?

Não é possível definir se foi de fato um ato político ou não, mas seria difícil acreditar nessa possibilidade em meio ao grande caos instalado no leste europeu. A decolagem dos tripulantes foi feita há poucos dias, ou seja, já durante o conflito entre a Rússia e Ucrânia.

O Governo Russo, que já vem praticando controle sobre informações internas sobre o conflito, impelindo censura brusca aos meios de comunicação, dificilmente permitiria a decolagem com esses trajes se acreditasse ser uma forma de manifestação. 

Seria muito difícil o Kremlin cometer um erro como esse em meio as manifestações globais anti-guerra (Imagem: Karollyne Hubert/Unsplash)

A única opção no caso de uma manifestação anti-guerra para os cosmonautas russos com cores da bandeira da Ucrânia na ISS, seria que os trajes tivessem sido escondidos na cabine de lançamento – mas isso seria no máximo uma “teoria da conspiração”.

No mais, o importante é que os cosmonautas atracaram suavemente na estação pouco mais de três horas depois da decolagem, juntando-se a dois russos, quatro americanos e um alemão no posto avançado em órbita.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile