Cosmonautas russos tomam atitude suspeita após Guerra na Ucrânia; entenda

Será que nem os compatriotas que trabalham no espaço apoiam mais o presidente Vladimir Putin e sua invasão injustificada à Ucrânia? Difícil, mas cosmonautas russos com cores da bandeira da Ucrânia na ISS, a Estação Espacial Internacional, geraram uma sensação de “possível” manifestação política no restante dos países do planeta.

publicidade
Cosmonautas russos na estação espacial usando uniformes que lembram as cores da Ucrânia (Imagem: Roscosmos via New York Post/Divulgação)
Cosmonautas russos na estação espacial usando uniformes que lembram as cores da Ucrânia (Imagem: Roscosmos via New York Post/Divulgação)

Foi intencional cosmonautas russos com cores da bandeira da Ucrânia?

Aparentemente não. Pelo menos é o que parece, com a explicação oficial dos recém-chegados na Estação Espacial. Quando perguntado sobre a motivação das cores, um dos cosmonautas, Oleg Artemyev, disse em mensagem no primeiro contato de vídeo com as famílias e publicado pelo NY Post: “Ele disse que cada tripulação escolhe seus próprios trajes de voo para que eles não sejam todos iguais.”

Essa resposta não deixou claro se eram ou não intencionais a escolha das cores, o que gerou grande desconfiança por parte da comunidade mundial que acompanha a guerra na Ucrânia, que já ocorre a quase um mês.

publicidade

O cosmonauta em suas próprias palavras, acabou dando uma explicação posterior que “suavizava” a desconfiança sobre uma possível mensagem a Vladimir Putin

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Tornou-se nossa vez de escolher uma cor. Mas, na verdade, existia o acúmulo de um monte de material amarelo, então precisávamos usá-lo. Então é por isso que tivemos que usar amarelo.”

Acaso ou medo de afirmar posicionamento?

Não é possível definir se foi de fato um ato político ou não, mas seria difícil acreditar nessa possibilidade em meio ao grande caos instalado no leste europeu. A decolagem dos tripulantes foi feita há poucos dias, ou seja, já durante o conflito entre a Rússia e Ucrânia.

publicidade

O Governo Russo, que já vem praticando controle sobre informações internas sobre o conflito, impelindo censura brusca aos meios de comunicação, dificilmente permitiria a decolagem com esses trajes se acreditasse ser uma forma de manifestação. 

Manifestações contra a guerra na Ucrânia (Imagem: Karollyne Hubert/Unsplash)
Seria muito difícil o Kremlin cometer um erro como esse em meio as manifestações globais anti-guerra (Imagem: Karollyne Hubert/Unsplash)

A única opção no caso de uma manifestação anti-guerra para os cosmonautas russos com cores da bandeira da Ucrânia na ISS, seria que os trajes tivessem sido escondidos na cabine de lançamento – mas isso seria no máximo uma “teoria da conspiração”.

No mais, o importante é que os cosmonautas atracaram suavemente na estação pouco mais de três horas depois da decolagem, juntando-se a dois russos, quatro americanos e um alemão no posto avançado em órbita.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar