Ícone do site BIT magazine

Elon Musk diz que vai criar rede social concorrente ao Twitter

(Foto: Divulgação)

Que Elon Musk adora o Twitter, todos nós já sabemos. O diretor-executivo da Tesla ama fazer postagens dos mais variados tipos na rede social, inclusive algumas de peso, como o recente caso onde ele chamou o presidente da Rússia, Putin, para um combate tendo a Ucrânia como prêmio. Mas agora, parece que Musk decidiu criar sua própria rede social.

Elon Musk pensa em criar uma nova plataforma de rede social (Imagem: Reprodução / Tesla)

Durante uma conversa, na própria plataforma do Twitter, o fundador da SpaceX e da Tesla comentou estar considerando a construção de uma plataforma de mídia social que priorize a liberdade de expressão e com o mínimo de propagandas possível.

Musk faz um tweet onde questiona a necessidade de uma nova plataforma de rede social

Considerando que o Twitter serve como a praça pública da internet, falhar em aderir aos princípios da liberdade de expressão fundamentalmente prejudica a democracia. O que deveria ser feito?” , disse musk em seu post principal, que ele depois respondeu com “ necessária uma nova plataforma?”.

Os usuários do Twitter reagiram das mais variadas formas ao tweet do CEO. Alguns endossaram e outros criticaram Musk por suas próprias condutas, evidenciando possíveis problemas criados com tal plataforma.

Sou um conservador com minúsculos 340 seguidores e durante os três meses que antecederam a eleição não consegui tweetar!! É por isso que a maioria dos conservadores deixou o Twitter“, disse um usuário comentando sobre as práticas de censura específicas do Twitter.

Há limites para a liberdade de expressão. Você não pode pedir genocídio, por exemplo, e não deve ter permissão para espalhar informações falsas conscientemente se isso puder causar danos.
A questão é onde traçar a linha do que é perigoso e o que não é. É aí que o foco deve estar“, comentou este outro usuário.

Musk decidiu criar sua própria rede social para sair do Twitter e sua “cultura do cancelamento”

Musk vem se demonstrando muito preocupado com a “censura” feita aos e pelos usuários do Twitter. Segundo ele, a plataforma está tomada pela “cultura do cancelamento”, que aparentemente, pelo que o próprio Musk deu a entender, é agravada pelas políticas que o Twitter adotou para evitar a propagação de notícias falsas.

Esse tweet em questão vem um dia depois da publicação de uma pesquisa que ele mesmo fez na plataforma, perguntando se os usuários acreditavam que o Twitter seguia o princípio da liberdade de expressão.

A liberdade de expressão é essencial para uma democracia funcional.
Você acredita que o Twitter adere rigorosamente a esse princípio?“, perguntou Musk em sua pesquisa.

A resposta foi que um esmagadora maioria de mais de 70% dos usuários que participaram respondeu que “não”.

Saindo do Twitter?

Tudo ainda não passa de ideias soltas jogadas em conversas do Twitter de Musk, mas a possibilidade de que isso aconteça é real, até porque hoje em dia não é tão difícil assim criar uma plataforma do tipo e dinheiro para isso não é o problema.

Inclusive, outros usuários já até brincam com a ideia dizendo que uma das vantagens seria a possibilidade de dar gorjeta em Dogecoin.

E você? Faria parta de uma rede social criada por Elon Musk?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile