SPACE X

5 marcos históricos da empresa espacial privada de Elon Musk

A SpaceX de Elon Musk completou vinte anos nesta semana com marcos históricos. Uma das maiores empresas espaciais privadas do mundo, ela é a primeira a lançar, orbitar e recuperar uma espaçonave.

Além disso, [e também a primeira empresa privada a enviar astronautas à órbita e à Estação Espacial Internacional (ISS).

A Bit Magazine resolveu separar 5 marcos históricos da SpaceX nessas duas décadas, confira!

1. Falcão 1 e NASA Em 2006, a NASA concedeu um contrato de “Serviços de Transporte Orbital Comerciais” (COTS) à SpaceX.

A empresa teve que demonstrar capacidades de entrega de carga para a ISS com uma opção de contrato para transporte de tripulação.

Após fracassos ​​em 2006 e 2008, a SpaceX lançou com sucesso o Falcon 1 em 28 de setembro de 2008.

Assim, tornou-se o primeiro foguete de combustível líquido desenvolvido de forma privada a atingir a órbita.

1. Dragon 2, Falcon 9 Em maio de 2012, o Dragon C2+ tornou-se a primeira espaçonave de fabricação privada a entregar carga à ISS.

A SpaceX também começou o protótipo do Falcon 9, um veículo de lançamento de carga pesada reutilizável no mesmo ano.

Em 2015, a SpaceX também viu um de seus maiores fracassos quando um dos veículos Falcon 9 explodiu 2 minutos após o lançamento.

1. Starlink e Tesla em órbita Em 2018, a SpaceX realizou voos de teste do Falcon Heavy, lançando o Tesla Roadster de Elon Musk no espaço

Com um manequim vestindo um traje espacial sentado na frente, esta foi a primeira espaçonave privada lançada em uma órbita heliocêntrica.

Em maio de 2019, a SpaceX lançou uma constelação de 60 satélites Starlink em um foguete Falcon 9.

1. Crew Dragon, nave estelar e Inspiration 4 Em 2020, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar astronautas à ISS.A empresa lançou dois astronautas da NASA em órbita em sua espaçonave privada.

Em 2021, a empresa quebrou o recorde de maior número de satélites lançados. Em uma missão, foram 143 satélites no Falcon.

Em maio de 2021, a empresa lançou e pousou com sucesso um protótipo do Starship, projetado como um sistema de transporte reutilizável que pode transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, a Lua e Marte.

Em setembro de 2021, a SpaceX lançou a missão Inspiration4, completando com sucesso a primeira missão de voo espacial orbital com apenas cidadãos particulares a bordo.

1. Starlink na Ucrânia Em fevereiro de 2022 a SpaceX através da Starlink se dispôs a fornecer internet para a Ucrânia durante a Guerra contra a Rússia.

A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, compartilhou a notícia de que estava trabalhando no projeto há 6 semanas antes do pedido oficial do país.

Elon Musk, se comprometeu a entregar o Starlink no final de fevereiro, depois que a falta de conectividade da Ucrânia fez com que um oficial pedisse ajuda pessoalmente a Musk no Twitter.

Esse funcionário era Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia e ministro da transformação digital do país.

Dois dias depois de seu tweet, em 28 de fevereiro, ele compartilhou uma foto no Twitter de um lote de novos terminais Starlink.

Curtiu esse conteúdo? Quer ficar por dentro da SpaceX e novidades sobre Elon Musk?