SSD é bom para jogos? Quais as vantagens?

Se seu computador usa um HDD (disco rígido), com disco de instalação para o sistema operacional, você já deve ter constatado uma lentidão durante a inicialização e até mesmo na inicialização de programas. Algo que pode ser facilmente resolvido ao trocar para um SSD (unidades de estado sólido). Mas, embora a performance na inicialização de programas e do próprio computador aumente ao trocar o HDD por um SSD, ele também é bom para jogos?

publicidade
SSD é bom para jogos
SSDs podem aumentar a performance de jogos (Imagem: Behnam Norouzi on Unsplashh)

Essa é uma pergunta feita frequentemente no ramo da computação, principalmente por aqueles que querem extrair o máximo de performance dos seus computadores na hora de jogar. Pensando nisso, esse artigo trará algumas explicações sobre o impacto que essa tecnologia traz para os usuários.

O que é um SSD?

Saindo um pouco da parte técnica, os SSDs são uma forma superior de armazenamento de dados, quando comparados aos HDDs tradicionais. Isso porque ao invés de gravar informações em um disco eles trazem em seu interior chips eletrônicos.

publicidade

Isso faz com que os SSDs sejam muito mais rápidos e consumam bem menos energia, além de não ter peças móveis em seu interior e serem bem mais compactos e duráveis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A tecnologia já está no mercado há bastante tempo, mas só recentemente começou a ser popularizada. Mesmo assim, você provavelmente vai pagar muito mais caro por espaço se comparado a um HDD.

Melhora de performance no computador

Devido à maneira como os arquivos são guardados e acessados em um computador, os discos de armazenamento estão sob constante pressão.  Mas, no caso dos HDDs, isso faz com que eles trabalhem muito devagar devido ao fato da leitura e escrita de dados ser feito por uma agulha física se movendo no seu interior.

publicidade

No caso dos chips presentes no seu sucessor, o trabalho é menos extensivo  e várias vezes mais rápido, o que culmina em um sistema operacional mais fluido. Para se ter uma ideia, há casos de computadores antigos que levavam mais de 2 minutos para ir de desligado a funcional (boot) usando um HDD. Ao passar a usar um SSD o tempo de boot pode ser diminuído para 10 – 30 segundos.

Mas os benefícios não param por aí. Se você já usou o Windows, sistema operacional da Microsoft, com um HDD você já deve ter percebido uma lentidão do sistema devido à alta utilização de disco. As unidades de estado sólido não sofrem desse problema e ainda aumentam drasticamente o tempo de inicialização de programas.

SSD é bom para jogos?

A maioria desses benefícios pode ser estendida para os jogos, sendo o primeiro e mais notável a redução no tempo de carregamento. Mas, outro ponto-chave em se usar um SSD para jogos é a estabilidade.

Não só o sistema inteiro fica bem mais fluido, como a tecnologia pode fazer com que os jogos fiquem especialmente mais leves – eliminando quase que por completo os terríveis stutterings, pequenos travamentos que ocorrem durante as partidas. Além do stuttering, problemas com lag e taxa de atualização também podem ser resolvidos.

publicidade

Isso acontece principalmente em jogos mais “pesados”, intensivamente gráficos, que requerem muita leitura e escrita de dados

Um bom SSD traz muitos benefícios para um computador, seja para jogos ou não, e com certeza vale a pena ter um. E você? O que acha?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar