Ícone do site BIT magazine

Far-UVC: Lâmpada pode matar Covid e outras doenças transmitidas pelo ar

Matar micróbios e ficar livre de doenças transmitidas pelo ar pode ficar ainda mais fácil. Um estudo recente aponta um novo tipo de lâmpada Far-UVC, com luz ultravioleta, com capacidade de matar praticamente todos os tipos de micróbios presentes no ambiente iluminado por ela. 

Nova lâmpada pode matar doenças transmitidas pelo ar. (Imagem: Reprodução/Portal Far-UVC Systems)

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo indicam que a lâmpada contém um “UVC distante”, que ao ser instalada no teto de um cômodo da casa pode matar bactérias, fungos e vírus – incluindo o novo coronavírus. O melhor é que o combate a estes micróbios e, por consequência, às doenças transmitidas pelo ar ocorre sem causar nenhum dano à pele humana. 

Em menos de cinco minutos, experimentos com o Far-UVC, principal componente da lâmpada, conseguiram diminuir drasticamente o nível de bactérias transmitidas pelo ar interno, atingindo um patamar superior a 98%. A pulverização dos micróbios prevaleceu mesmo enquanto as luzes UVC distantes estavam acesas em um nível reduzido. 

Segundo informações da equipe responsável pela pesquisa, um ser humano teria a mesma chance de contrair um patógeno por meio de lâmpadas UVC distantes em uma sala, por exemplo, quanto em um ambiente aberto com ventilação e luz natural.

Far-UVC ainda não chegaram ao Brasil

Caso alguém tenha interesse, as lâmpadas Far-UVC já são vendidas no Reino Unido, mesmo após um estudo secundário emitir um alerta quanto à possibilidade de determinados produtos não possuírem a qualidade adequada. 

Este novo estudo foi liderado por cientistas da Universidade de St. Andrews, da Universidade de Dundee, da Universidade de Leeds e da Universidade de Columbia, em New York (NY).

De acordo com o autor, o professor David J. Brenner, diretor do Centro de Pesquisa Radiológica da Universidade de Columbia, “o Far-UVC reduz rapidamente a quantidade de micróbios ativos no ar interno para quase zero, tornando o ar interno essencialmente tão seguro quanto o ar externo

Para ele, a implementação de tal tecnologia em ambientes fechados onde as pessoas têm um costume maior de se reunir podem evitar o agravo da pandemia da Covid-19 ou novas crises sanitárias de igual gravidade ou ainda piores no futuro. A vantagem desta lâmpada é que ela é extremamente fácil de instalar além de ter um custo acessível. 

Ao ser colocada em ambientes como quartos, salas ou cozinhas,  quem frequenta estes espaços não precisa alterar em nada o comportamento habitual. O melhor de tudo é a possibilidade de seguir uma rotina tranquila sem a preocupação de nenhuma contaminação surpresa, seja pelas novas variantes da Covid-19, gripe ou outros vírus. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile