Far-UVC: Lâmpada pode matar Covid e outras doenças transmitidas pelo ar

Matar micróbios e ficar livre de doenças transmitidas pelo ar pode ficar ainda mais fácil. Um estudo recente aponta um novo tipo de lâmpada Far-UVC, com luz ultravioleta, com capacidade de matar praticamente todos os tipos de micróbios presentes no ambiente iluminado por ela. 

publicidade
Nova lâmpada pode matar doenças transmitidas pelo ar
Nova lâmpada pode matar doenças transmitidas pelo ar. (Imagem: Reprodução/Portal Far-UVC Systems)

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo indicam que a lâmpada contém um “UVC distante”, que ao ser instalada no teto de um cômodo da casa pode matar bactérias, fungos e vírus – incluindo o novo coronavírus. O melhor é que o combate a estes micróbios e, por consequência, às doenças transmitidas pelo ar ocorre sem causar nenhum dano à pele humana. 

Em menos de cinco minutos, experimentos com o Far-UVC, principal componente da lâmpada, conseguiram diminuir drasticamente o nível de bactérias transmitidas pelo ar interno, atingindo um patamar superior a 98%. A pulverização dos micróbios prevaleceu mesmo enquanto as luzes UVC distantes estavam acesas em um nível reduzido. 

publicidade

Segundo informações da equipe responsável pela pesquisa, um ser humano teria a mesma chance de contrair um patógeno por meio de lâmpadas UVC distantes em uma sala, por exemplo, quanto em um ambiente aberto com ventilação e luz natural.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Far-UVC ainda não chegaram ao Brasil

Caso alguém tenha interesse, as lâmpadas Far-UVC já são vendidas no Reino Unido, mesmo após um estudo secundário emitir um alerta quanto à possibilidade de determinados produtos não possuírem a qualidade adequada. 

Este novo estudo foi liderado por cientistas da Universidade de St. Andrews, da Universidade de Dundee, da Universidade de Leeds e da Universidade de Columbia, em New York (NY).

publicidade

De acordo com o autor, o professor David J. Brenner, diretor do Centro de Pesquisa Radiológica da Universidade de Columbia, “o Far-UVC reduz rapidamente a quantidade de micróbios ativos no ar interno para quase zero, tornando o ar interno essencialmente tão seguro quanto o ar externo

Para ele, a implementação de tal tecnologia em ambientes fechados onde as pessoas têm um costume maior de se reunir podem evitar o agravo da pandemia da Covid-19 ou novas crises sanitárias de igual gravidade ou ainda piores no futuro. A vantagem desta lâmpada é que ela é extremamente fácil de instalar além de ter um custo acessível. 

Ao ser colocada em ambientes como quartos, salas ou cozinhas,  quem frequenta estes espaços não precisa alterar em nada o comportamento habitual. O melhor de tudo é a possibilidade de seguir uma rotina tranquila sem a preocupação de nenhuma contaminação surpresa, seja pelas novas variantes da Covid-19, gripe ou outros vírus. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar