MWC | HP lança ‘phablet’ Elite x3 com Windows 10 e autenticação biométrica

MobilidadeSistema OperacionalSmartphonesTablets

A HP apontou baterias à produtividade em ambientes móveis e aproveitou o palco do Mobile World Congress para lançar o Elite x3, um ‘phablet’ com Windows 10 que almeja ser revolucionário.

Eis porquê: o Elite x3 é o centro de “um novo ecossistema móvel” que vai impulsionar a próxima geração de computação. O smartphone de seis polegadas é a estrela, mas o conceito é juntar alguns dispositivos e acessórios para uma “experiência de computação” integrada. Como bónus, o ‘phablet’ vem com leitor de impressões digitais e de íris, funcionalidades de autenticação importantes num dispositivo virado para profissionais, e integra a plataforma móvel  da Salesforce.

Os outros componentes deste novo “ecossistema” são uma dock de secretária que permite ativar a funcionalidade Continuum do Windows 10 num monitor desktop, o ‘Mobile Extender‘, que tem o formato de um portátil de 12,5 polegadas e um quilo de peso, e o software HP Workspace, que dá acesso remoto a uma série de aplicativos Windows virtualizadas. O Mobile Extender parece um portátil mas nele não são armazenados dados: todos os apps, senhas e ficheiros são gerenciados e armazenados a partir do Elite x3.

“A mobilidade profissional é disruptora por natureza, mas nunca foi vista a esta escala”, disse Dion Weisler, presidente e CEO da HP. “O Elite x3 é uma plataforma móvel revolucionária que permite que a mobilidade e a computação se unam de uma forma verdadeiramente significativa. Juntamente com os nossos parceiros, estamos dando um passo em frente na indústria e concretizando a promessa de tornar a produtividade móvel em uma realidade para os nossos clientes.”

A ideia é que os usuários possam mudar o tipo de utilização do Elite x3 de desktop para portátil e para dispositivo móvel, sem precisarem de se preocupar que equipamento usar em cada situação. “Os dados que recolhemos nos mostraram que havia um grupo de clientes empresariais cujas necessidades de mobilidade e de produtividade em termos de PCs não estavam sendo cumpridas”, explicou Michael Park, vice presidente e diretor geral para a área de mobilidade da HP.

O Elite x3 vem com processador Qualcomm (Snapdragon 820) e será lançado no verão, ainda sem preço definido.

Tom Richards, CEO da varejista de tecnologia CDW, caracterizou a estratégia como sendo “altamente inovadora”, para lá das características do aparelho. “A verdadeira inovação do Elite x3 é o seu ecossistema suplementar, que permite uma experiência única nas plataformas de computação e que oferece uma solução Bring Your Own Device adaptável às constantes transformações dos fluxos de trabalho.”

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor