Computação cognitiva: Wipro Holmes chega ao Brasil

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A empresa indiana Wipro, especialista em Tecnologia da Informação, Consultoria e Serviços de Processos de Negócios, está lançando no Brasil a plataforma holística de inteligência artificial Wipro Holmes.

Essa plataforma é um conjunto e aplicações (APIs) de computação cognitiva focada no desenvolvimento de agentes virtuais digitais, sistemas preditivos, automação de processos cognitivos, aplicativos de computação visual e a virtualização de conhecimento. A empresa vem investindo no Wipro Holmes desde 2010. E sim, compete com o já reconhecido Watson da IBM.

“A aplicação da computação cognitiva, seja no Brasil ou em LATAM, está apenas no começo, mas a Wipro já entende as oportunidades e espera que o mercado reconheça o imenso ganho competitivo que o Holmes pode trazer a cada indústria”, afirma Ankur Prakash, vice presidente de New Growth e Emerging Markets da Wipro.

O objetivo da computação cognitiva é permitir o uso de dados e transformá-los em informação e conhecimento, além de auxiliar na  tomada de decisões. Para chegar a esse nível, as empresas precisarão estar preparadas para adquirir e processar qualquer tipo de dado. As informações chegarão de variadas fontes e em diferentes formatos, o que exige abordagens diferentes para o seu processamento. Uma vez que tais dados estejam preparados, os parâmetros do negócio são aplicados a fim de fornecer o insight escondido. São aplicados algoritmos que identificam padrões de comportamento, e através destes padrões, permitem orientar as decisões e as ações com os dados processados.

A empresa explica que, em um primeiro momento, o foco do Wipro Holmes é auxiliar a mão de obra humana a desenvolver tarefas que não necessitem de grande conhecimento intelectual. A plataforma aprende certas atividades e as executa de maneira natural; atualmente sua capacidade de otimização de mão de obra pode chegar a 1.5x a força de trabalho de uma pessoa.

Ademais, o Wipro Holmes caminha já para sua evolução: a Classe 2, em que depois de programada para suas atividades, a solução capta os dados gerados, analisa possíveis desvios, reconhece as ações a serem tomadas e interage com o analista – humano – para, a partir desses insights, colocar tudo em prática.

A oferta da plataforma Holmes abrange cinco grandes áreas para aplicação de inteligência artificial e faz uso de capacidades cognitiva:

1.      Interação Natural Humana: Holmes usa tecnologias de reconhecimento visual para interagir/conversar com os seres humanos, a solução é orientada a diálogos, e por meio do aproveitamento de interfaces da linguagem natural do usuário e da combinação da realidade para imitar a interação humana.

2.      Interpretação do Conhecimento e Significado: o sistema cresce conforme a inclusão de informações e a interpretação desse conhecimento. Aplica mapeamento semântico para criar estudos automatizados, a fim de automatizar o conhecimento construção do modelo. Mais importante, o sistema pode identificar e ligação a fontes de dados internas e externas relacionadas.

3.       Geração de inteligência e hipótese algorítmica:  Por meio de algoritmos de reconhecimento de padrões, cálculos de estudos da evolução de fenômenos e modelos probabilísticos, o sistema leva o trabalho pesado para fora da ciência de dados para gerar automaticamente hipóteses e validar soluções potenciais. O resultado – simulações de cenários ricos e modelos de antecipação que podem ser refinados ao longo do tempo com os dados históricos. As técnicas incluem a aprendizagem de máquina – machine learning, classificação e pontuação, filtragem suave e estatística.

4.       A aprendizagem contínua e adaptativas:  Usando  machine learning aplicado, machine learning interativo e redes neurais, o Holmes pode identificar novas fontes de informação relevantes e expandir o seu corpo de conhecimento.

5.      Raciocínio: O senso comum prevê a capacidade de simular o raciocínio formal. Extraindo o gráfico de conhecimento através de passagem e de inferência profunda resultandos nos primórdios do raciocínio baseado em ontologia, ou seja, em estudo.

Na América Latina, a companhia possui cerca de 1.200 funcionários, 800 dos quais estão no Brasil, onde está presente desde 2006 e realiza iniciativas para a contratação e a capacitação de universitários da área de TI. A Wipro possui uma sede comercial em São Paulo e um Centro de Entrega Global em Curitiba.


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