ANAC regulamenta uso de drones no Brasil

LegalRegulação

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou ontem (2), o texto que regulamenta a operação de drones para fins comerciais no Brasil. Esse era o passo que a indústria aguardava para o desenvolvimento do mercado dos drones no país.

Essa aprovação acontece a uma semana do começo da DroneShow Latin América, uma das principais feiras de drones na região, que acontece de 09 a 11 de maio, em São Paulo. O evento vai aproveitar para debater o tema com representantes da ANAC e do o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)  que abordarão o passo a passo para trabalhar em um mercado 100% regulamentado. 

Dessa forma, os profissionais da área, como os fabricantes, prestadores de serviço, pilotos, importadores e outros usuários de drones com fins profissionais podem esclarecer suas dúvidas sobre como legalizar operações e como será aplicada a lei.

“Hoje temos um divisor de águas no mercado de drones. A falta da regulamentação impedia grandes investimentos e muitos empreendedores ficavam receosos em relação ao futuro do mercado. Embora o DECEA já tivesse um conjunto de normas e procedimentos, a regulamentação da ANAC era necessária para tornar o mercado mais estável para as mais de 700 empresas brasileiras que já atuam no setor”, explica Emerson Granemann, idealizador da DroneShow.

“É uma decisão muito importante para o setor. Com a regulamentação será possível que empresas já estabelecidas no mercado agreguem novos serviços e expandam a atuação. Assim como o mercado absorverá novos entrantes. Contudo, como haverá parâmetros para operação acontecerá uma seleção natural de fornecedores priorizando a qualidade dos serviços e confiabilidade das operações”, destaca Luis Guimarães Neto, executivo proprietário da DroneStore.

De referir que com a regulamentação, estima-se que o mercado de drones para uso comerccial possa dobrar de tamanho nos próximos três anos e gerar milhares de empregos diretos e indiretos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor