Acabe com suas dúvidas sobre Bitcoin e Ações: entenda de vez as principais diferenças entre os ativos

Moyses Batista

11 de agosto de 2022

O Bitcoin (BTC) chamou a atenção de investidores que começaram a vê-lo como um bom ativo de renda variável. As ações também são um ativo de renda variável, mas os dois têm particularidades. Hoje você vai entender em quais pontos estes investimentos diferem, e como aproveitar o melhor de cada conforme sua intenção.

publicidade
Bitcoin x Ações: Entenda de vez as principais diferenças desses dois ativos

Bitcoin x Ações: Entenda de vez as principais diferenças desses dois ativos – Imagem: Reprodução/Pexels

O que é uma ação e um Bitcoin?

Ao pesquisar o que é uma ação, nos deparamos com resultados que a definem como a menor parcela de uma companhia ou sociedade anônima. Ou seja, você compra um pedaço da empresa, e se torna sócio ou dono dela.

Normalmente, você pode ganhar dinheiro pela valorização de longo prazo, que ocorre quando você compra mais barato e vende mais caro.

Por outro lado, algumas ações são mais voltadas a compartilhar os seus lucros com os acionistas (dividend yield). A negociação de ações, é feita em um mercado centralizado com regras específicas.

publicidade

O Bitcoin é uma criptomoeda, uma moeda digital descentralizada (criptomoeda), e existe apenas pela tecnologia de criptografia do blockchain.

A única maneira de ganhar dinheiro com essa moeda é com a sua valorização. Contudo, desde sua criação, há 10 anos, o BTC já valorizou mais de 80.000%.

As principais diferenças entre ações e o BTC

  • Volatilidade: não dá para destacar a diferença entre ambos ativos sem mencionar esta característica, de modo que o Bitcoin é mais volátil. Isso significa ser bem mais fácil comprar ou vender BTC, porque tem mais pessoas negociando ao invés de segurar os ativos;
  • Horário de negociação: outro ponto é que o BTC é negociável 24 horas, durante 7 dias por semana. Já as ações, devem ser compradas no horário de pregão, no Brasil é das 10:00 às 17:30;
  • Valor inicial: para comprar ações, em alguns casos, você terá que comprar lotes mínimos, e muitas vezes o menor dos investimentos requer no mínimo R$100,00. Já para comprar uma fração do bitcoin, você pode começar com valores mínimos de R$10,00;
  • Corretoras: as ações e o Bitcoin estão disponíveis em corretoras distintas, de modo que cada uma tem sua taxa e gráfico próprio. De todo modo, consideram-se as ações como ativos centralizados, enquanto o BTC, por conta de sua tecnologia, é um ativo descentralizado, ou seja, fora do controle do governo.

Devo investir em Bitcoin?

Esta é uma pergunta que se responde a partir do seu perfil de investidor, assim, quem tem mais estômago para lidar com um mercado muito volátil (alta taxa de ganhos e perdas em minutos).

De todo modo, é importante estudar e entender bem, da mesma forma que um investidor busca os fundamentos de uma empresa antes de comprar suas ações.

Embora muitos traders façam negociações de curto e médio prazo (de horas a semanas), o BTC se mostra um forte ativo ao longo prazo.

E no momento em que estamos, de um mercado em baixa, para os curiosos de plantão, pode ser uma boa hora para experimentar o ativo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista