Ainda tem dúvidas sobre o metaverso? Entenda a proposta e objetivos do universo digital alternativo

Hugo Cruz

9 de agosto de 2022

O metaverso parece ser a tecnologia do século. A palavra vem fazendo parte das principais notícias dos últimos anos e muito tem se falado sobre investimento nele e nas tecnologias que o integram, como a blockchain. Mas você sabe quais são os objetivos do metaverso?

publicidade
objetivos do metaverso

Metaverso é mais que apenas um mundo 3D (Imagem: Minh Pham/Unsplash)

Metaverso, o centro das interações

Antes de mais nada é importante entender que o metaverso é um local descrito como o ponto de convergência entre o mundo digital e o mundo físico (real).

Isso quer dizer que, pelo menos na teoria, o metaverso representa o mundo digital que contacta o mundo físico. Algumas definições também são feitas como: a versão 3D da internet, ou web3.

Hoje em dia, o metaverso também é citado como o futuro da internet, um conceito amplamente usado pela Meta, antiga Facebook, ao mostrar sua intenção de investir na nova tecnologia, que, na verdade, nem é tão nova assim.

publicidade

O primeiro registro do termo apareceu no livro “Snow Crash”, de Neal Stephenson, em 1992.

Os objetivos conceituais do metaverso

Devido às tecnologias que vem ganhando espaço, como Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), ficou um pouco mais difícil definir as barreiras do metaverso, afinal de contas, os próprios jogos VR e AR existentes já promovem a interação entre o mundo real e digital.

Assim sendo, foi necessário definir três objetivos fundamentais onde uma tecnologia se apoia para ser considerada um metaverso, sendo eles:

  • Interatividade (imersão): o primeiro é um objetivo bem amplo e difícil de ser alcançado. Para ser considerado um metaverso, deve o ambiente virtual ser completamente interativo, assim como o mundo real, e essas interações têm de passar ao usuário a sensação de que elas são verdadeiras;
  • Incorporeidade: nesse mesmo sentido seria necessário que fossemos transportados para o mundo digital, assumindo o papel do nosso avatar, o intermediário responsável por nos permitir interagir com o metaverso. Embora pareça simples, esse é um dos pontos-chave do metaverso imaginado por Neal. Sua representação digital capaz de realizar e captar interações com o mundo eletrônico, algo que só pode ser alcançado com a tecnologia certa;
  • Persistência: assim como o mundo real e físico não para, o metaverso seria um mundo criado ao misturar diferentes tecnologias, mas que não teria uma pausa, permitindo que os usuários entrem e saiam a qualquer momento.

O resultado de tudo isso

Segunda a própria Meta, embora esse não seja precisamente o único modelo que exista, o metaverso seria então um espaço digital interativo onde as tecnologias permitem que os habitantes (usuários) se conectem a outras pessoas, joguem, trabalhem, aprendam e até façam compras.

Mais do que um joguinho, como muitos pensam, um espaço acessível através de uma interface tecnológica onde qualquer um com os meios necessários poderia entrar e viver experiências reais.

Você pode conferir aqui o que Meta diz sobre o metaverso!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.