Aplicativo Celular Seguro Funciona? Veja como Usar!

Kawane Licheski

11 de abril de 2024

Roubos de aparelhos celular está cada vez mais comuns. Por isso, o Ministério da Justiça lançou o aplicativo Celular Seguro. Mas será que ele funciona mesmo? A gente tá aqui para te contar os detalhes e dar o veredito final; confira!

publicidade
Fonte: Imagem feita por Inteligência Artifical com slogan do aplicativo Celular Seguro

 

O que é o aplicativo Celular Seguro?

Já ouviu falar no aplicativo Celular Seguro? Pois bem, esse apo do governo foi lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como uma ferramenta que vai facilitar o bloqueio de aparelhos roubados ou perdidos. Dessa forma, o eletrônica se torna inútil para criminosos.

publicidade

A princípio, a ferramenta é 100% gratuita e está disponível para acesso pela internet, e também nas de aplicativos para Android e iOS. Vale destacar que o cadastro do usuário precisa ser feito com a mesma conta utilizada no portal gov.br.

De acordo com o Ministério da Justiça, cada pessoa cadastrada no app Celular Seguro vai ter a chance de indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o proprietário tenha o celular roubado ou furtado. Legal, né?

➜  Veja também: Como achar uma Pessoa pelo Número de Celular? Tem como?

Pessoa segurando celular na mão, com app do Celular Seguro aberto
Fonte: Reprodução / Estafeta

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas também são parceiras da ação.

No entanto, muita gente ficou na dúvida se o aplicativo Celular Seguro realmente funciona e como isso acontece. Você também é desse time? Calma, a gente vai explicar!

Como o aplicativo Celular Seguro funciona?

Em primeiro lugar, é realmente importante saber como o aplicativo Celular Seguro funciona na prática, antes de fazer o download e cadastro no gov.br.

Para usar a ferramenta, é necessário antes fazer o cadastro no sistema do governo e incluir pessoas de confiança. Essas pessoas são as únicas que poderão bloquear o aparelho em caso de roubo ou perda. Isso com apenas um simples clique.

De mesmo modo, o próprio usuário também pode solicitar o bloqueio do celular, através do sistema gov.br. Para isso, só precisa informar o tipo de ocorrência (se foi um roubo, furto ou perda). Informe também a data e o local do fato.

Homem segurando um celular na mão
Fonte: Pexels

 

Então, ao acionar o botão de emergência, o aplicativo vai enviar um alerta para as operadoras de telefonia, bancos e outras instituições financeiras que estejam vinculadas ao aparelho.

Essas instituições têm até dez minutos para bloquear as contas do usuário. Além disso, a Anatel também vai bloquear o aparelho e o chip em até 24 horas. Prático, não é mesmo?

Porém, é importante lembrar que o uso do aplicativo não dispensa a necessidade de ir até a Polícia Civil e registrar o Boletim de Ocorrência.

Como usar o app Celular Seguro do governo?

Agora que você já entendeu o mecanismo por trás dessa ferramente, vamos aprender a como usar o app Celular Seguro. É bem simples, e não leva mais que alguns minutos; veja só:

  • Primeiramente, faça o cadastro no sistema gov.br, clicando aqui;
  • Em seguida, baixe o aplicativo “Celular Seguro” na App Store ou Google Play, dependendo do seu aparelho;
  • Feito isso, abra o aplicativo e faça o login com o CPF e a senha do gov.br;
  • Agora, adicione pessoas de confiança. Para isso, informe o nome completo, o CPF, o telefone e o e-mail do contato;
  • Enfim, para bloquear o seu aparelho, clique no botão de emergência.
Banner de divulgação Ministério da Justiça
Fonte: Reprodução / Governo Federal

 

Viu como é fácil e rápido? Agora você já pode contar com uma ferramente prática e gratuita caso passe por alguma situação de roubo ou furto de celular. Para mais dicas, fique de olho na Bit Magazine!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.