Busca no Google está piorando após estratégia absurda de sites

A experiência de navegação no Google tem sido alvo de reclamações pelos usuários e evidenciada por críticos. Tudo porque os resultados de busca na plataforma são cada vez mais bombardeados por anúncios pagos, desde vídeos virais do TikTok, até posts em fóruns de tecnologia. 

publicidade
Google está piorando após medida irritante
Google está piorando após medida irritante. (Imagem: Pixabay)

Segundo relatos colhidos pelo The Verge, os sites de spam conseguiram se aprimorar e se destacar nos resultados de busca ao burlar os algoritmos da empresa. A conclusão para muitos usuários é a deterioração gradual do Google, reduzindo a utilidade enquanto a plataforma conquista a fama de “irritante”, mesmo sendo acessada por mais de quatro bilhões de pessoas pelo mundo. 

Na oportunidade, o engenheiro de software e escritor, Dmitri Kyle Brereton, publicou um post que viralizou nos últimos meses, alegando que o “Google está morto”. “Se você tentou pesquisar uma receita ou resenha de produto recentemente, não preciso dizer que os resultados de pesquisa do Google foram para m-t”, completou Dmitri. 

publicidade

Google é bombardeado por propagandas

Imagine o cenário de um profissional em trabalho remoto que está em busca de um novo computador. Se ele digitar as seguintes palavras “melhor computador para trabalhar em casa”, anúncios da Microsoft, LG e Capital One serão exibidos por toda a tela do aparelho atual. E basta descer a tela ligeiramente para se deparar com um outro anúncio, este da Dell. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O primeiro link não patrocinado é de um site peculiar norte-americano, chamado ‘corporateshields.com’. O artigo foi escrito por uma autora chamada Patrícia, e está repleto de anúncios. Ela parece ter sido manipulado pelo algoritmo do Google, repetindo as palavras-chave diversas vezes, incluindo a frase “laptop” 155 vezes, “trabalho remoto” 14 vezes e “trabalhando em casa” 10 vezes.

O artigo está repleto de frases estranhas e robóticas que se repetem em frases-chave, numa estratégia agressiva de SEO“Trabalhar remotamente em casa é mais comum do que nunca, exigindo um laptop de alta qualidade”, diz um trecho do artigo. “Seus preços variam de centenas a milhares. Então, como você encontra os melhores laptops para trabalho remoto?”

publicidade

Os primeiros resultados da pesquisa do Google também costumam ser de sites sem nome ou que usam palavras-chave repetidamente.

Apesar de os produtos apresentados no site serem reais, existem poucas evidências de que os artigos estejam sendo criados por escritores reais, com qualquer outro objetivo a não ser o acúmulo de tráfego recorrendo ao sistema do Google. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar