Celular no freezer melhora a bateria?

Pode parecer estranho, mas muita gente coloca a bateria do celular (ou o próprio aparelho) na geladeira ou no freezer dizendo que melhora o desempenho. Porém, o que os especialistas respondem para o questionamento “Celular no freezer melhora a bateria”?

publicidade
Celular no freezer melhora bateria
Imagem: Reprodução/Pixabay

A verdade é que o resfriamento da bateria pode ajudar a manter a carga, ou seja, parar de descarregar no local. Contudo, isso não tem nada a ver com o que muitos acreditam ser a capacidade de carregar mais rápido depois ou durar mais durante o uso.

Por exemplo: quando a bateria está completamente descarregada, o telefone desliga. Mas há uma carga residual dentro, digamos, escondida (porque você não pode drenar 100% da carga). Se você mantê-lo na geladeira, ele fortalecerá e acelerará essa recuperação.

publicidade

Agora, quando o assunto é geladeira, o ideal é evitá-la. Você pode congelá-lo se você mantê-lo na geladeira. As baterias têm líquidos dentro que, dependendo de quanto tempo estão no lugar, podem congelar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As baterias gostam de temperaturas mais baixas, mas ficar muito frio é perigoso. Cristais de gelo às vezes podem causar alguns fenômenos físicos ou químicos na bateria e danificar o telefone.

Celular no freezer melhora a bateria? Não. E também não coloque as baterias à luz do sol

Já que estamos falando de temperatura, é importante notar que os telefones preferem estar frios em vez de quentes. Segundo especialistas, uma bateria superaquecida tende a perder energia mais rapidamente e pode afetar sua vida útil.

publicidade

Você está na praia com seu telefone e o Sol está nascendo. Isso fará com que a bateria perca energia mais rápido, sim. Está relacionado a fenômenos físicos e químicos e ao movimento de elétrons. O mesmo vale para o telefone no bolso da calça.

Em ambientes fechados e confinados, os telefones tentam encontrar um sinal, o que consome muita bateria. Portanto, dormir com o celular embaixo do travesseiro também não é recomendado.

A documentação da bateria especifica as condições ambientais ideais. Eles são mais ou menos girados de 10º a 50º C.

Uma dica para aqueles dias mais quentes ou quando o celular esquenta muito é usar uma tomada AC para resfriar o aparelho. Portanto, você pode evitar o desgaste excessivo da bateria.

publicidade

De qualquer forma, apenas tenha em mente que a tendência é que a bateria funcione melhor em condições mais frias (em vez de geladas). Enfim, só não pense que o celular no freezer melhora a bateria, pois pode danificar seu aparelho.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar