Como a Lua influencia as marés?

É bem provável que você já tenha ouvido falar que a Lua, nosso querido satélite natural, é responsável por vários fenômenos naturais que ocorrem no nosso planeta, mas o mais famoso, sem dúvidas, é seu efeito sobre as águas. Mas, você sabe qual a influência da Lua sobre as marés?

publicidade

 

Imagem: Reprodução / Nasa

Se você tem contato constante com o mar, ou até mesmo se já parou para observá-lo, você já deve ter notado que as águas na praia às vezes chegam mais perto e às vezes estão bem mais afastadas (dependendo do lugar você pode ter notado que o próprio nível das águas subiu e / ou desceu), isso é conhecido como maré.

publicidade

Qual a influência da Lua sobre as marés

A Lua é a maior responsável pelas marés, a movimentação em grande escala das águas dos oceanos. Isso acontece devido a força de atração que ela exerce sobre o nosso planeta, nesse caso, as águas, mares e oceanos, forçando-os a se movimentar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O fato é que, ao girar em torno da Terra, a Lua exerce uma poderosa força gravitacional sobre todo o nosso planeta, atraindo-o para ela, o fenômeno, entretanto, é mais visível com as águas que se movem em direção ao satélite.

É importante notar que ambos os objetos (Lua e Terra) estão em constante movimento e isso faz com que a força gravitacional também apresente uma maior potência em pontos específicos, fazendo a água subir e descer, o que é conhecido como maré alta e baixa.

publicidade

A Terra mantém um constante movimento de rotação, fazendo com que a lua sempre esteja voltada para uma metade diferente da superfície do planeta. Essas regiões em específico são onde a força de atração da lua é maior, consequentemente, são os lugares onde é possível ver a maré alta.

influência da Lua
A dança da Lua com a Terra cria dois pontos de maré alta e dois pontos de maré baixa no nosso planeta (GIF: Reprodução / Nasa)

Além disso, a outra extremidade do planeta sofre muito menos influência da Lua, portanto, nesses lugares também é possível presenciar as marés altas. 

Outros efeitos sobre  as marés

É importante lembrar que o Sol também exerce força gravitacional sobre o nosso planeta, mas seus efeitos são bem mais amenos se comparado aos da Lua. Isso porque, mesmo tendo muito mais massa que o nosso satélite (e consequentemente muito mais força gravitacional) a distância entre a estrela e o nosso planeta reduz esse impacto.

publicidade

O vento e até mesmo padrões climáticos também afetam a movimentação das águas oceânicas. Um exemplo disso são fortes ventos costeiros que podem “empurrar” o mar para trás resultando em marés extremamente baixas e o oposto também ocorre.

A Lua desempenha um papel fundamental no equilíbrio do nosso planeta. Sem ela, as marés não deixariam de existir completamente, mas mudariam por completo se comparado ao que temos hoje.

Isso resultaria na morte catastrófica de milhares de espécies que vivem em zonas costeiras sob a influência das marés altas e baixas, que ainda existiriam, mas num ritmo bem mais lento.

E aí? Você imaginava que a importância da Lua era tão grande para o nosso planeta?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar