Como achar sites antigos que não existem mais? [Desativados]

Jaizon Carlos

9 de janeiro de 2023

Já se perguntou se seria possível entrar naquela página que você costuma acessar anos atrás, mas que simplesmente desapareceu? Ou que tal relembrar um design antigo de um serviço que você usa até hoje? Se sua intenção é achar sites antigos que não existem mais, você veio ao lugar certo! Neste artigo eu vou mostrar exatamente como fazer para encontrar sites e versões de sites que simplesmente sumiram da internet.

publicidade
Como achar sites antigos que não existem mais? [Desativados] - Imagem: John Schnobrich on Unsplash

Como achar sites antigos que não existem mais? [Desativados] – Imagem: John Schnobrich on Unsplash

Por que alguém iria querer fazer isso?

Se você quer achar sites antigos que não existem mais, saiba que não está sozinho. Esse é um serviço bastante popular na internet.

Os motivos para alguém fazer isso podem variar bastante. A pessoa pode estar interessada só em relembrar um site que já foi descontinuado, ou querer ver a evolução de um serviço específico. Alguns podem estar tentando recuperar um site onde tinham dados importantes, ou até mesmo achar provas de algo que aconteceu e ficou registrado.

Já estudantes de design podem investigar as mudanças visuais que o site sofreu ao longo do tempo e tentar entender os motivos por trás delas.

publicidade

Plataformas para achar sites antigos que não existem mais

Felizmente, existem várias ferramentas que permitem que você acesse versões antigas de páginas da web, mesmo aquelas que não estão mais online. Neste artigo eu vou te mostrar algumas das principais!

Buscadores de internet

A primeira maneira de encontrar versões antigas de sites, e a mais fácil, é por meio de buscadores como o Google Search e o Bing. Basta pesquisar pelo endereço do site nas ferramentas.

No Google Search você precisa adicionar o prefixo “site:” ao endereço da web, enquanto no Bing isso não é necessário. Depois você precisa filtrar os resultados por data.

Como fazer no Google Search:

  1.  Abra o Buscador do Google;
  2. Modifique o endereço para que ele fique assim “site:bitmag.com.br”, faça a pesquisa e depois clique em “Ferramentas”;pesquisar o endereço modificado
  3. Agora escolha “Em qualquer data” e depois “Intervalo personalizado…”;data
  4. Coloque as datas marcando o intervalo de tempo no qual você quer pesquisar;intervalo de tempo
  5. Agora você já pode acessar aquelas páginas específicas.resultados filtrados

Você pode fazer o mesmo com o Bing:

  1. No Bing isso é mais fácil e você consegue fazer tudo de uma só vez. Abra o buscador e pesquise “bitmag.com.br”, clique em “Data” e coloque as datas marcando o intervalo de tempo no qual você quer pesquisar;pesquisando sites antigos que não existem mais no bing
  2. E pronto.pesquisando sites antigos que não existem mais no bing 2

Adicionalmente, o Google Search permite que você verifique as versões em cache dos sites. Clicando na setinha ao lado do link do site e depois em “Em cache” você consegue acessar uma espécie de backup daquele site.

usando cache para acessar sites antigos que não existem mais

Nesse caso nós conseguimos até ver o artigo original:

versão de página em cache

Mas se ao invés disso clicarmos normalmente no link, ele nos redireciona para uma página indicando que nada foi encontrado, o que significa que o artigo já foi tirado do ar, mas o Google preservou uma cópia em seu banco de dados.

versão de página atual

Nos exemplos acima, usamos o endereço “bitmag.com.br” como base para as pesquisas, mas você pode usar qualquer um.

Usando sites de terceiros para encontrar sites antigos que não existem mais

Embora usando os buscadores do Google e da Microsoft possa funcionar, existem plataformas especializadas para encontrar sites desativados e/ou da geração passada.

Os principais exemplos são o Internet Archive, que disponibiliza a ferramenta Wayback Machine, e o Oldweb, que faz integração direta com os arquivos do Internet Archive.

Wayback Machine

O Wayback Machine é uma verdadeira máquina do tempo desenvolvida pelo Internet Archive, um site que guarda arquivos digitais gratuitamente na internet, para preservar sua história.

Veja um passo a passo de como fazer a pesquisa nele:

  1. Acesse a ferramenta e pesquise o endereço do site. Nesse exemplo vamos usar o “myspace.com”;tela inicial do Wayback Machine
  2. Na próxima tela, escolha um ano e um dos snapshots marcados no calendário;vendo os caches salvos
  3. Caso tudo ocorra bem e a plataforma realmente tenha o cache daquele site naquele dia, você vai conseguir acessar a página tranquilamente.acessando site

Caso queira saber mais sobre eles, nós temos uma matéria dedicada que você pode ler acessando este link!

Usando o Oldweb

Outro site bem famoso que também oferece esse serviço é o Oldweb. Além de permitir que você acesse o conteúdo de sites de gerações passadas, ele ainda deixa você emular o navegador que vai usar.

Por exemplo, você pode emular usar o Internet Explorer 6 enquanto navega pelo MySpace em 2008:

interface do oldweb

Assim como no Internet Archive, nem todos os sites e datas vão funcionar e ele também não tem uma representação visual como o Wayback Machine, então fica ainda mais difícil. Ele também é muito mais lento para carregar as páginas.

Além desses dois, existem várias outras plataformas que fazem o arquivamento de páginas da web que você pode consultar quando quiser direto do seu navegador. Entre eles estão o Library of Congress e o UK Web Archive.

Agora você já sabe como procurar sites antigos na internet. Espero que esse artigo lhe tenha sido útil e que você tenha encontrado aquela página que você procurava. Deixe um comentário dizendo como foi!

Fontes: wikiHow, TechCult

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.