Como fazer edições profissionais de vídeo sem ter que baixar nenhum app (e gratuitamente)

Equipe Bitmag

15 de fevereiro de 2024

Atualmente, editar vídeos com características profissionais não é mais uma tarefa exclusiva de quem trabalha na área.

publicidade

Qualquer pessoa faz bem em aprender a criar materiais audiovisuais de qualidade.

Quando o assunto são ferramentas para editar vídeos, as três principais alternativas são softwares, apps e sites.

Foto de Vlada Karpovich por Pexels

A primeira se refere a programas para computador, enquanto a segunda é direcionada aos smartphones. Ambas são interessantes, mas requerem instalação e compatibilidade de recursos.

publicidade

Os sites, por outro lado, possuem maior flexibilidade em seu funcionamento, geralmente requerendo somente um navegador de internet para acessar suas ferramentas.

Esse é o caso do CapCut Online, serviço de edição de vídeos (e também imagens!) sobre o qual vamos falar no decorrer desse texto.

Aliado ao aspecto da compatibilidade, outro elemento que precisa ser considerado são os valores investidos na tarefa, já que boa parte dos softwares, apps e sites não são gratuitos.

O mais comum é que funcionem sob o formato de assinatura, com o uso dos recursos sendo encerrado se não pagar.

Qual é a melhor opção para fazer edições de vídeo profissionais?

Dentre as opções de editor de vídeo disponíveis no mercado, o CapCut Online é o mais recomendado, em especial para quem não possui experiências prévias com criação de materiais audiovisuais.

Além de ser um serviço completamente gratuito, ele é acessível para pessoas que nunca realizaram a tarefa.

Para utilizar os recursos do serviço é preciso fazer um cadastro no site, mas essa etapa pede somente um e-mail válido e uma senha, dispensando informações pessoais.

A partir disso, acessos posteriores ao site serão possíveis com um login, usando a conta que fez durante a primeira visita à plataforma.

Aliado à gratuidade e simplicidade, o CapCut Online também tem como ponto a seu favor a eliminação dos principais problemas de compatibilidade.

Embora ele não possa ser acessado em smartphones, não existe restrição quanto ao sistema operacional e nem mesmo o tipo de navegador do seu PC.

5 recursos para fazer edições profissionais

Uma boa maneira de explicar como você pode fazer edições profissionais com o CapCut Online é explorando suas funções e possibilidades.

Nós selecionamos 5 dentre os recursos do serviço, usando como critério a versatilidade para tarefas, desde as pessoais até aquelas com um foco profissional.

1 – Estabilizador 

A primeira ferramenta útil para fazer edições profissionais de vídeo é o estabilizador.

Como o nome sugere, ele serve para melhorar a qualidade de imagens tremidas, geralmente o resultado de uma gravação em movimento. O recurso utiliza IA para reconhecer partes do vídeo que precisa melhorar.

Após enviar o vídeo original, o CapCut tomará um tempo para carregá-lo. Existirá um botão que pode clicar para comparar a estabilização com o conteúdo anterior, garantindo que o resultado seja adequado.

Em seguida, o usuário consegue exportar o vídeo com uma qualidade final ainda maior.

2 – Redimensionador

O ato de redimensionar vídeo online é útil em muitos contextos, mais comumente ao postar materiais nas redes sociais.

Cada site tem suas proporções próprias, de modo que um vídeo desenvolvido para o Instagram, por exemplo, não terá o melhor tamanho para ser publicado no X ou no YouTube.

Felizmente, o CapCut Online traz como opção as principais proporções de vídeo, permitindo que o usuário redimensione o seu arquivo original com poucos cliques.

O mais comum é que os vídeos sigam os modelos 9:16, 16:9 ou 1:1. Esses números representam vídeos verticais, horizontais e quadrados.

3 – Removedor de fundo

O removedor de fundo é um daqueles recursos que faz exatamente o que diz! Essa ferramenta é capaz de eliminar planos de fundo de maneira muito similar, mas sem que precise se preocupar em gravar em um local específico.

O removedor de fundo é outra das ferramentas do CapCut Online que utiliza as inteligências artificiais, a fim de garantir os melhores resultados.

As utilidades práticas são muitas, desde vídeos que foram gravados em locais inadequados até a troca de cenários, o que traz maior diversidade aos materiais.

4 – Gerador de imagem

O gerador de imagem IA não é uma ferramenta de edição de vídeo, mas está relacionada.

Isso acontece porque alguns vídeos podem ser compostos por imagens, dentre as quais entram aquelas desenvolvidas exclusivamente pelas inteligências artificiais que fazem parte do CapCut Online.

Para utilizar o gerador de imagem IA do CapCut, você deve instruir a ferramenta a partir de comandos de texto.

“Imagem de um pôr do sol refletido em um mar plácido”, por exemplo, é uma sentença que resultará em um bom material. Quanto mais específico você for, melhores serão as imagens finais.

5 – Amplificador

Fechando a lista está o amplificador, uma das ferramentas de vídeo do CapCut capaz de aprimorar os resultados.

O seu funcionamento é bastante direto: o usuário envia um vídeo de baixa qualidade ou pequeno e o CapCut o transforma, alterando o tamanho e corrigindo falhas na qualidade original.

É comum que vídeos amplificados fiquem “granulados”, o que não ocorre com a utilização do recurso do CapCut Online.

Isso garante que mesmo aqueles materiais gravados em câmeras mais fracas possam ser assistidos em telas grandes, permitindo a recuperação de imagens antigas importantes.

Para cada uma das ferramentas mencionadas acima, existem outras 5 sobre as quais não falamos! A verdade é que o CapCut Online é capaz de suprir as mais variadas demandas, independentemente de qual seja o seu objetivo.

E tudo isso de forma gratuita, ágil e amigável para quem não tem experiência.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Equipe Bitmag
Escrito por

Equipe Bitmag