Como funciona o Roblox? É seguro? Quem criou?

A plataforma Roblox foi fundada por David Baszucki e Erik Cassel em 2004 e atualmente sua principal localização é em San Mateo (Califórnia). Ela é um metaverso que permite que os jogadores criem seus próprios mundos virtuais dentro da plataforma permitindo que outros jogadores possam interessar com a experiência gratuita ou paga.

publicidade
Como funciona o Roblox? Quem criou?
Imagem: Divulgação | Roblox

Ideia inicial e a moeda do jogo

O metaverso teve como ideia inicial ensinar conceitos de Física para as crianças, mas essa ideia logo foi deixada de lado,  pois os usuários passaram a utilizar a plataforma (que na época chamava-se DynaBlocks) para desenvolver seus próprios jogos e até universos digitais inteiros dos mais diversos temas, como é o caso das várias opções baseadas na série da Netflix, “Round 6”.

A plataforma oferece mais de 15 milhões de jogos, além de um editor de games para você criar o seu próprio totalmente de graça – mas quem deseja customizar seus avatares, precisa investir na “Robux” a moeda digital do jogo, utilizada para microtransações.

publicidade

Há pacotes no momento de 400 e 4500 Robux por R$21 até R$214.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os desenvolvedores podem ganhar Roblux podem ganhar as moedas quando jogadores pagam para acessar seus jogos que estão na categoria Pago ou vender itens exclusivos de customização dentro de um jogo grátis.

Como jogar?

Acesse roblox.com e crie sua conta de usuário e em seguida baixe o jogo para  seu sistema operacional de preferência (Xbox One, PC, MacOS, Android 4.4 [ou superior] e iOS 8 [ou superior]).

publicidade

Agora é só escolher um jogo do catálogo, clicar em Jogar e pronto, você entra dentro daquele universo.

O jogo é seguro para crianças?

Todo cuidado é pouco. A plataforma pede confirmação de idade ao criar a conta, mas crianças podem acessá-la com algumas restrições impostas.

O jogo também possui moderação no chat, onde certas palavras digitadas viram ****, informando que aquele conteúdo é proibido.

Usuários ainda podem denunciar uns aos outros dentro de um jogo por alguma atitude que os incomodou ou pelo outro jogador estar usando “Hacks” para ganhar vantagens. 

publicidade

Linha do tempo de usuários

Imagem: David Baszucki | Divulgação | Roblox

2004: A plataforma é oficialmente lançada.

2006: 100 usuários começam a utilizá-las em seus computadores.

2012: Atinge 3 milhões de usuários e ganha versão para iOS.

2014: A versão para Android é lançada.

2015: Atinge 5 milhões de usuários e chega ao Xbox One.

2017: A marca de 62 milhões de usuários é atingida.

2020: 164 milhões fazem parte da plataforma.

O grande salto de jogadores dentro da plataforma se deu no final de 2020 e começo de 2021, durante a pandemia de Covid-19, que culminou em um isolamento social.

Com as crianças em casa sem poderem frequentar escolas ou sair, o Roblox tornou-se uma ótima opção de divertimento sem pagar nada. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar