Como funcionam os novos cabos USB anti-emaranhado

Hoje em dia temos uma infinidade de soluções tecnológicas, às quais chamamos gadgets, cada um com funcionalidades únicas relevantes para o seu propósito. Nesse artigo vamos falar sobre um novo gadget, ou uma família, que está se tornando uma febre, os novos cabos USB anti-emaranhado.

publicidade
cabos USB anti-emaranhado
Cabo anti-emaranhado (Imagem: Reprodução / AliExpress)

Já pensou se o cabo USB que você usa para carregar seus aparelhos pudesse se organizar sozinho em forma de uma bobina que não ficasse emaranhada em suas gavetas e bolsas? E se também fossem cabos de primeira, provavelmente melhores do que os que vem por padrão nos celulares, tablets e outros aparelhos? 

E se para completar tudo isso ele ainda fosse compatível com virtualmente qualquer coisa via USB-C, Lightning e outras tecnologias permitindo não só carregar mas também sincronizar os seus dispositivos?

publicidade

Bem, se você ficou interessado continue lendo esse artigo que vamos te mostrar o que são e como funcionam os cabos USB anti-emaranhado!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cabos USB magnéticos anti-emaranhado

O produto nada mais é do que um cabo fino onde são acopladas contas magnéticas e malhas de silicone. 

Primeiramente, o produto parece não ter uma única empresa por trás, o que tem seus benefícios, ele sai super barato. O lado ruim disso é que ele também não tem uma nomenclatura fixa e as pessoas acabam chamando por vários nomes: Cabo mágico, cabo magnético, etc.

publicidade

Entretanto, procurando no AliExpress, um site de compras internacional, a frase que me deu mais resultados foi “Magic Rope Magnetic USB” (USB magnético de corda mágica, em tradução feita no Google Translate). Nomes à parte, o que são esses cabos USB magnéticos anti-emaranhado?

Funcionalidade

Os cabos mágicos, como são comumente chamados, são cabos USB que podem ser utilizados tanto para carregamento quanto para transmissão de dados e conectividade. Hoje em dia é possível encontrá-los aos montes em sites como Amazon e Alibaba / AliExpress.

Cabo anti-emaranhado (Imagem: Reprodução / AliExpress)

Além disso, eles também servem como brinquedos passatempo fantásticos, inclusive essa característica foi utilizada em seu marketing na campanha Indiegogo da SuperCalla, uma das primeiras empresas a apresentar o produto no ocidente.

publicidade

A principal característica do cabo é que eles possuem vários imãs espalhados por seu corpo permitindo que o cabo seja facilmente colocado em vários formatos específicos, alguns compactos e outros só pra diversão mesmo.

Arrumando ele em formato de coil, a depender do número de ímãs por ciclo você pode obter formas mais compridas ou com um diâmetro maior, mas no final você sempre vai terminar com uma arrumação bem superior a bagunça causada por cabos normais.

Por se tratar de imãs ainda é possível fixá-los em quase qualquer material metálico, mas dependendo do arranjo é possível utilizá-lo também em superfícies não magnéticas, como as pessoas fazem com aqueles tripés de câmeras flexíveis.

É bom mesmo?

Devido a sua construção, os cabos são bem difíceis de se partir devido a nós, muitas vezes acidentais. A qualidade do cabo também é melhor do que a maioria das opções no mercado. Já a compatibilidade é um assunto à parte. Pessoas diferentes reportaram problemas de compatibilidade em diversos dispositivos, mas no geral ele funciona bem para a sua proposta.

Hoje já existem cabos magnéticos anti-emaranhado em vários formatos, e construídos de vários materiais. Outro ponto importante é saber diferenciar o tipo de conectividade deles. Vários desses cabos tem uma ponta de encaixe magnético, o que quer dizer que você pode alterar o cabo para ser compatível com diversos dispositivos (USB-C, Lightning e micro são os mais comuns).

Na parte interna, os fabricantes garantem que os fios utilizados são de alta-qualidade, inclusive alguns deles ter riscos de perca de energia / dados reduzidos a números bem próximos de 0.

E aí? O que você achou dos cabos USB magnéticos anti-emaranhado?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar