Criador de Second Life discute com Zuckerberg sobre entrada do game no Metaverso

Cecilia Parente

17 de janeiro de 2022

O fundador do jogo Second Life, Philip Rosedale, está voltando como consultor estratégico para a desenvolvedora do jogo, Linden Lab para uma possível entrada do game no Metaverso.

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A mudança ocorre após a nova empresa de Rosedale, High Fidelity, ter investido na desenvolvedora e feito um acordo envolvendo dinheiro, patentes e membros da equipe.

Em um comunicado à imprensa, Rosedale aproveitou para alfinetar Mark Zuckerberg e a ideia do Metaverso apresentado pela Meta/Facebook, que de acordo com ele, não é tão original assim. “Ninguém chegou perto de construir um mundo virtual como o Second Life”, disse.

Criador de Second Life discute com Zuckerberg sobre entrada do game no Metaverso

Imagem: Divulgação

“A Big Tech distribuindo fones de ouvido VR e construindo um Metaverso em suas plataformas de modificação de comportamento orientadas por anúncios não vai criar uma utopia digital mágica e única para todos”, declarou o executivo.

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De acordo com a Linden Lab, a volta de Rosedale, o investimento e parceria da High Fidelity ajudarão a desenvolvedora a ampliar suas operações no Second Life e fortalecer seu compromisso com “o crescimento de um Metaverso inovador, inclusivo e diversificado, onde a engenhosidade de seus habitantes geram valor no mundo real para si e para os outros”.

Futuro do Second Life

Em entrevista à Cnet Technology, Rosedale disse que além de explorar a possibilidade de integrar a tecnologia VR ao Second Life, animações avançadas de avatar usando câmeras de rastreamento facial também podem ser uma possibilidade futura.

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“Usar a webcam para animar um avatar é um meio-termo muito interessante”, disse ele. “Não há pessoas suficientes olhando para esse espaço, é um que passei muito tempo pensando.”

Criador de Second Life discute com Zuckerberg sobre entrada do game no Metaverso

Imagem: Reprodução

De acordo com Rosedale, há 375 milhões de itens vendidos no mercado Second Life a cada ano, por cerca de US$2 cada. Em sua opinião, esses itens já são essencialmente NFTs.

“Esses são todos NFTs – basicamente, a ideia central de permitir que os ativos digitais sejam marcados e que sejam negociáveis e compartilháveis”, disse ele, acrescentando que esse conceito só “ficará cada vez maior e maior”.

Claro, esses itens dentro do Second Life não são registrados no blockchain e, portanto, não podem existir fora do jogo – que são propriedades essenciais dos NFTs.”

Agora em seu 19º ano de operação, o Second Life reivindica um produto interno bruto anual de US$ 650 milhões, com mais de 8 milhões de itens exclusivos vendidos em seu mercado.

Second Life no Metaverso  

O Metaverso Second Life foi criado em 1999 e lançado em 2003 sendo mantido pela mesma empresa, Linden Lab, até hoje.

A empresa enfatiza que o Second Life não é considerado um jogo por não ter objetivos ou missões permitindo ao usuário fazer o que desejar. Pode ser considerado um jogo, simulador, comércio virtual ou uma rede social.

Em novembro de 2010, o Second Life atinge a marca de 21 milhões de contas registradas, apesar de um blog especializado afirmar em 2013 que haveriam apenas cerca de 600 mil usuários ativos.

No ano de 2015, o CEO da Linden Lab, Ebbe Altberg disse em entrevista para a revista Vice que “Só no ano passado, os usuários faturaram cerca de 60 milhões de dólares com seus negócios no Second Life” e que o “PIB deste mundo virtual vale algo em torno de 500 milhões de dólares, o que é maior que o PIB de muitos países menores”.

Em 2020, com o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, o Second Life ganhou milhares de novos usuários e viu a volta de diversos usuários antigos como uma maneira alternativa de socializar e “ter uma vida mais normal apesar do que está acontecendo com o mundo lá fora”, segundo Altberg.

Dados Técnicos

  • Slogan: Seu Mundo. Sua imaginação.
  • Proprietário: Linden Lab
  • Fundador: Philip Rosedale
  • País: Estados Unidos
  • Idiomas: inglês, português, francês, alemão, espanhol e japonês
  • Lançamento: 23 de junho de 2003
  • Sede: São Francisco, Califórnia

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Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.