Descubra como o Google quer integrar totalmente os dispositivos com novos recursos das plataformas

Mariana Souza

12 de setembro de 2022

Pensando em melhorar a capilarização, facilidade e a acessibilidade para pessoas, a Google (junto ao Android) está implementando novas facilidades. Confira!

publicidade
Google está trazendo novidades na acessibilidade.

Google está trazendo novidades na acessibilidade. (Imagem: Divulgação/Google)

Nearby Share: aprimoramento e acessibilidade de arquivos

O Google e Android (seu sistema operacional mobile), anunciaram uma série de atualizações para que os dispositivos (smartphones, tablets, smartwatches) fiquem ainda mais integrados.

Isso ocorrerá pela nova ferramenta intitulada Nearby Share, parecida com o que a Apple faz com o AirDrop (só que agora, versão Google), em que o compartilhamento de documentos por dispositivos que compartilham o mesmo sistema operacional funciona.

O principal objetivo da atualização é que o compartilhamento seja feito de forma atualizada e automatizada, fazendo com que os artigos vinculados a sua conta Google estejam sincronizados com outros dispositivos – mesmo com a tela desligada.

publicidade

Antes desta ferramenta, era preciso estar com o Bluetooth ligado e aceitar o recebimento do arquivo. Mesmo que desta forma seja seguro, isso poderia ser um pouco burocrático, ainda mais em transferências de mesma conta, só que para dispositivos diferentes.

Devido à questão apresentada acima, algumas pessoas preferiam fazer o processo pelo computador, enviando por e-mail ou pelo Drive.

O Google afirma que a nova ferramenta deve chegar ao público nas próximas semanas, mas ainda sem uma data certa.

As novidades também irão melhorar a acessibilidade de outros aplicativos Google, caso do Keep e do Drive.

Google quer melhorar a acessibilidade também

Usuários que possuem tablet ou que gostam de usar o app Google pelo computador terão widgets do Keep e do Drive redesenhados para estes tipos de dispositivos.

O Keep, por exemplo, terá o tamanho da fonte aumentada, para auxiliar pessoas com visão reduzida.

Outra novidade é a atualização na ferramenta de notificações de som, recurso ainda pouco conhecido e usado, mas que pode ser acessado nas ferramentas de acessibilidade.

Essa atualização foi pensada para auxiliar pessoas com deficiência auditiva. Para isso, o Android irá “escutar” sons como alarmes de incêndio e batidas na porta, criando uma notificação.

Os usuários poderão personalizar a notificação sempre que quiserem registrar um som específico.

Além disso, o Google TV também terá conteúdos com audiodescrição e o Meet terá experiências compartilhadas ao vivo, como jogos.

Outra novidade é que as mensagens estão recebendo sugestões de emojis inteligentes no Gboard e também novos adesivos.

Ah, e se você tem um smartwatch com tecnologia Android, o Bitmoji pode ser adicionado ao seu relógio assim como o Keep. O Bitmoji poderá mostrar como você está no momento, por exemplo, se sair para correr, ele mostrará uma imagem de você cansado e suado. Legal, né?!

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza