Educação e ciência: site da NASA permite que você acesse o sistema solar de forma surpreendente

Rodrigo Pscheidt

9 de setembro de 2022

Que tal fazer uma viagem pelo sistema solar sem nem precisar levantar do sofá? A NASA disponibilizou um site que nos permite fazer exatamente isso em uma incrível simulação 3D!

publicidade

Fonte: Nasa’s Eye

O site NASA’s Eye passou quase dois anos sendo atualizado para oferecer a experiência mais completa possível ao usuário. Com as otimizações, a navegabilidade ficou muito mais simples e intuitiva.

Um detalhe interessante é que o site também oferece uma espécie de viagem no tempo. Explicando: é possível visualizar diversos elementos e corpos celestes em três momentos distintos – passado, presente e futuro. Conhecer o espaço em diversas épocas nunca foi tão fácil.

Com esse recurso, você pode, por exemplo, ver a passagem do Cometa Halley próximo à Terra, que ocorreu em 1986. Ou pode ver como estará a situação de algum planeta lá em 2049, com base em análises e projeções da NASA.

publicidade

Interatividade e educação no site da NASA

Talvez o que exista de mais interessante no projeto seja seu potencial educativo. O NASA’s Eye oferece uma visão lúdica e interativa do universo que nenhum livro de ciências consegue replicar.

Isso inclui um compêndio (resumo) recheado de informações sobre cada planeta, satélite e corpo celeste que podemos visualizar. E, como são modelos 3D, podemos rotacioná-los, ampliá-los, mudar a iluminação e até compará-los lado a lado.

Um exoplaneta gasoso. Fonte: Nasa’s Eye

Não é só isso: a NASA também incluiu mais de 120 missões reais – já realizadas ou futuras – para o usuário visualizar. Isso quer dizer que você pode acompanhar o pouso da sonda Artemis na Lua, ou recriar a dramática descida da rover Perseverance na superfície de Marte.

Quer ir ainda mais longe? Também há um módulo do site exclusivo para quem quer apreciar exoplanetas, ou seja, planetas que não fazem parte do nosso sistema solar.

E para os que buscam saber mais sobre o planetinha azul em que vivemos, é claro que pode-se monitorar à Terra.

A visualização da Terra. Fonte: Nasa’s Eye

Aqui temos muitas informações interessantes sobre a “saúde” do planeta, como temperatura do ar, variação do nível do mar, quantidade de CO² na atmosfera, e muito mais.

Palavras da NASA

Aprimorar o NASA’s Eye para deixá-lo mais informativo e fácil de utilizar deu bastante trabalho, mas a NASA acredita que o projeto pode, primeiramente, fomentar a curiosidade das pessoas pelo tema.

Para Jason Craig, produtor de o software, “a beleza do novo ‘Eyes on the Solar System’ para navegadores é que ele realmente convida à exploração. Você só precisa de uma conexão com a internet, um dispositivo que tenha um navegador web e alguma curiosidade”.

O que está esperando? Clique aqui para acessar o site NASA’s Eye e comece a explorar o universo!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt