Elon Musk está disposto a tudo para comprar Twitter

Ao que parece, valores financeiros não são considerados pelo bilionário para tentar adquirir o microblog. Elon Musk afirma não se preocupar em economizar para comprar Twitter.

publicidade
Ações do Twitter disparam após Musk assumir compra
Elon Musk não se preocupa em economizar para comprar o Twitter (Imagem: Wikimedia commons)

Oferta extrema de Elon Musk pode por fim a novela entre o empresário e o Twitter

Depois da recente aquisição de ações, no valor de 3 bilhões de dólares e ter se tornado o maior acionista do Twitter, Elon Musk fez uma oferta para a aquisição total da empresa, por um montante extremamente significativo:  43 bilhões de dólares (algo próximo de R$ 200 bi).

Os especialistas, a imprensa e todos os que acompanham a novela entre Elon Musk e o Twitter estão observando atentos todo o desenrolar da história – mas alguns já se arriscam em palpitar que tudo se tratou de manobras para forçar a venda do Twitter a Elon, uma prática conhecida como aquisição hostil.

publicidade

O conselho do microblog vem resistindo à manobra do bilionário, alterando os direitos de venda de ações por tempo determinado, sem uma aprovação do conselho, evitando que acionistas sejam “coagidos” a vender suas ações em ação direta do bilionário ao contornar os gestores da empresa, segundo informações da Reuters.

Vantagem econômica futura ou valores de liberdade de expressão?

Essa dúvida passa pela cabeça de muitos que acompanham o jogo econômico de xadrez entre o dono da Tesla e o Twitter.

A tentativa de compra seria motivada apenas por uma visão futura de obter maiores receitas ou a tentativa, de fato, para transformar a rede social em um “exemplo” de liberdade de expressão?

Em palestra no evento TED 2022, Elon Musk defendeu seu ponto de vista como essencialmente voltado para a liberdade de expressão e noticiado pelo TechCrunch:

publicidade

“Acho muito importante que haja uma arena inclusiva para a liberdade de expressão. O Twitter tornou-se uma espécie de praça de fato, por isso é muito importante que as pessoas tenham a realidade e a percepção de que são capazes de falar livremente dentro dos limites da lei.”

Além de defender seu posicionamento sobre a liberdade de expressão, o empresário também afirmou que em uma possível aquisição total pretende disponibilizar o código do Twitter no GitHub, para ter maior transparência. A busca por transparência nos algoritmos é uma constante solicitação do governo norte-americano.

Elon Musk quer comprar Twitter, mas o empresário não se importa em economizar em todas as suas ações. Ao que parece, ele realmente tem planos para tornar a plataforma um ambiente mais “livre”:

“Este é apenas o meu senso forte e intuitivo de que ter uma plataforma pública que é extremamente confiável e amplamente inclusiva é importante para o futuro da civilização.”

publicidade

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar