Encontrar um PS5 pode ficar mais fácil este ano

Se você é uma das muitas, e bota muitas nisso, pessoas que ainda não conseguiu adquirir um PlayStation 5 prepare-se, pois a Sony anunciou que está trabalhando para aumentar a fabricação do console, o que tornar mais fácil a tarefa de encontrar um PS5.

publicidade
encontrar um PS5
Sony quer aumentar a fabricação de PlayStation 5 (Imagem: Hello I’m Nik on Unsplash)

Lançado em 2020, em meio a pandemia causada pelo Covid-19, o PlayStation 5 é um console extremamente difícil de ser encontrado. Sempre que fica disponível em algum varejista, o estoque é esgotado em questão de minutos, independente do preço. Parece até mágica.

Produção afetada pela crise

Se você acompanha o mundo da tecnologia, a crise causada pela falta de componentes eletrônicos não deve ser novidade nenhuma. A própria Sony teve que trabalhar em manobras para manter o mercado aquecido – chegando até anunciar, em determinado momento, que estava aumentando a produção do console da geração anterior, o PlayStation 4, sendo mais fácil de ser produzido.

publicidade

Tudo isso, entretanto, parece ser coisa do passado. O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, afirmou em uma teleconferência com investidores que a escassez de materiais, situação presente em vários mercados – não só no dos consoles,  que manteve os PS5 fora das prateleiras, está “melhorando”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumento na produção tornará mais fácil encontrar um PS5

O CEO ainda comentou que em vista dessa mudança súbita na situação a empresa já está se preparando para “aumentos substanciais no futuro” na fabricação. Segundo Ryan, a Sony planeja fabricar 18 milhões de consoles durante este ano, um aumento de 57% em relação aos 11,5 milhões fabricados em 2021.

Embora a promessa parece ser uma boa notícia, é bom lembrar que várias cidades chinesas estão implementando novos bloqueios para conter a propagação do covid. Especialistas já começaram a especular que essa situação possa mais uma vez interromper os cronogramas de produção e obstruir ainda mais as remessas globais de produtos de consumo. 

publicidade

Mesmo assim, a Sony afirma que seu próprio pipeline de produção está melhorando.

Sony pretende se recuperar financeiramente

A Sony está contando com essa produção acelerada para se recuperar de sua própria crise financeira. Embora o PS5 tenha tido um ótimo primeiro ano, as vendas esfriaram gradualmente e hoje vendem bem menos do que o esperado nas projeções antigas da empresa.

Mas mesmo aumentando a produção do seu console agora, a Sony afirma que a reviravolta mesmo deve acontecer só a partir do ano que vem, e que até 2024, no melhor dos casos, as vendas do PS5 devem voltar, e até ultrapassar, as expectativas da empresa para o console. Algo visto no seu ano de lançamento entre 2020 e 2021, quando ultrapassou a velocidade de venda do PS4 entre 2013 e 2014, quando foi lançado.

Além do problema no fornecimento dos chips, a Sony cita ainda os problemas de logística, causados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, como culpados pela sua situação atual.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar