Entenda o que é e como configurar o Android Auto para sua comodidade

Hoje em dia, um diferencial na hora de escolher um bom automóvel é o conjunto multimídia que vem nele. Um dos mais populares, e um dos melhores também, é o Android Auto. Mas você sabe o que ele realmente é ou como configurar o Android Auto?

publicidade
configurar o Android Auto
Entenda tudo sobre o Android Auto (Imagem: Reprodução / Google)

O que é o Android Auto?

Android Auto é o nome que o Google dá ao seu sistema de integração de dispositivos Android com o sistema multimídia dos veículos.

Ele funciona mais ou menos como um sistema automotivo completo, mas devido a sua dependência de um smartphone, por exemplo, não chega a ser um.

publicidade

O objetivo principal do recurso é passar a experiência completa do seu dispositivo móvel para o seu carro, mas com alterações na interface do usuário representando melhor as necessidades do motorista.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Imagem: Reprodução / Google

Surgimento do software

O Software foi lançado pelo Google em 2015 e seu foco sempre foi facilitar a vida dos motoristas. O sistema é feito para permitir que o motorista acesse as funções básicas do celular como GPS, chamadas telefônicas e até reprodução de áudio, sem ter que segurar o smartphone e tirar a atenção da estrada.

publicidade

A aplicação Android Auto precisa de uma conexão constante entre o seu carro e o seu celular para funcionar, pois todo o processamento fica a cargo do smartphone.

A parte interativa acontece no veículo, através do que pode ser chamado de uma driver-friendly interface (interface amigável ao motorista).

Como configurar o Android Auto?

Antes de mais nada, é preciso entender que existem dois tipos de conexões para o Android Auto, uma por cabo USB e a outra sem fio.

O método mais seguro e eficaz é através de um cabo USB, mas alguns modelos recentes de veículos permitem que você conecte o seu telefone automaticamente sem a necessidade do cabo de dados.

publicidade

Embora possa parecer uma opção mais prática, é necessário ter em mente que nesse modo, o celular terá que trabalhar mais e consequentemente perderá a carga rapidamente.

Abaixo, você vai aprender a como conectar o Android Auto com seu celular das duas maneiras, mas é bom lembrar, é necessário ter o aplicativo instalado no seu celular!

Conectando com cabo USB

  1. Se certifique de que o carro esteja ligado e estacionado;
  2. Use um cabo para conectar o aparelho na porta USB do veículo;
  3. A maioria das conexões começa a ser feita automaticamente, mas pode ser que você tenha que abrir o aplicativo;
  4. Siga as instruções na tela aceitando as configurações que o Android Auto vai sugerir;
  5. Uma vez completo, o Android Auto vai aparecer na tela do seu carro.

Fazendo a conexão sem fio

  1. A conexão wireless é feita de uma maneira um pouco diferente. No aplicativo navegue até “+ CONECTAR UM CARRO” > “Conecte-se usando o Android Auto sem fio”. Se o seu Bluetooth não estiver ligado, o aparelho vai pedir que você o ative;
  2. No veículo, aperte e segure o botão de comando de voz para iniciar a configuração;
  3. Agora selecione “PAREAR UM CARRO” no aplicativo do celular e espere o seu carro aparecer na lista de dispositivos Bluetooth;
  4. Aperte para conectar com ele e espere alguns segundos até a conexão ser estabelecida.

Ao fim do procedimento, o seu Android Auto já vai estar configurado e pronto para uso. É só sair pela estrada curtindo tudo que o recurso tem a oferecer.

Para mais informações sobre o Android Auto você pode ir para a página de ajuda do Google!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar