Esses hashis elétricos deixam comida com sabor surpreendente

Simples hashis elétricos terão o poder de “salvar” o sabor da comida. Desenvolvidos no Japão, esses dispositivos computadorizados foram criados com o propósito de realçar o sabor salgado. 

publicidade
Esses pauzinhos elétricos do Japão deixam comida com sabor surpreendente
Esses pauzinhos elétricos do Japão deixam comida com sabor surpreendente. (Imagem: Reprodução/ Universidade de Meiji)

Essa nova invenção será extremamente benéfica para quem está fazendo dieta e precisa reduzir o sódio das refeições, comumente encontrado no sal.

Os pauzinhos elétricos foram co-desenvolvidos através de uma parceria entre o professor da Universidade Meiji, Homei Miyashita e pela fabricante de bebidas, Kirin Holdings Co. 

publicidade

Funcionamento dos hashis elétricos

Segundo os inventores, os palitinhos realçam o sabor da comida utilizando um minicomputador anexado a uma espécie de pulseira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O dispositivo possui uma corrente elétrica com a capacidade reduzida justamente no intuito de transmitir os íons de sódio dos alimentos dos dispositivos diretamente para a boca, criando a sensação de salinidade. 

O resultado final é o aumento do sabor salgado em até 1,5 vezes. De acordo com Miyashita, ainda em laboratório foi possível testar várias maneiras por onde a tecnologia seria capaz de promover uma interação maior e estimular precisamente as experiências sensoriais dos humanos.

publicidade

Por isso, também foi desenvolvida uma pequena tela de TV que imita vários sabores de comida. 

Benefícios dos pauzinhos elétricos no Japão 

Os pauzinhos elétricos poderão conquistar relevância no Japão, país conhecido por uma dieta tradicional onde o favoritismo está voltado aos sabores salgados.

Para se ter uma ideia deste cenário, um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que um japonês adulto consome, em média, 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada pela organização. 

A ingestão de sódio em excesso pelos japoneses está associada ao aumento da incidência da pressão alta, derrames e várias outras doenças semelhantes. No entendimento do pesquisador Kirin, Ai Sato, para prevenir este tipo de doença, é preciso reduzir a quantidade de sal ingerida.

publicidade

“Se tentarmos evitar consumir menos sal de maneira convencional, precisaríamos suportar a dor de cortar nossa comida favorita de nossa dieta ou suportar comer comida sem graça”, declarou.

Agora, Miyashita e Kirin se empenham para refinar ainda mais o protótipo de pauzinhos elétricos na expectativa de comercializá-los no ano que vem.

Dispositivos que alteram o sabor da comida

Os pauzinhos elétricos não são os primeiros dispositivos criados com o objetivo de manipular o sabor da comida. Em dezembro de 2021, a equipe do laboratório de Miyashita também desenvolveu uma tela de TV lambível, que imita diversos sabores de comida. 

Miyashita explicou que o propósito dessas invenções é possibilitar que pessoas tenham a experiência de comer algo de um restaurante do outro lado do mundo sem sair de casa. Neste mesmo sentido, outra equipe de pesquisadores japoneses criaram um garfo elétrico que realça o sabor de sabores salgados e azedos. 

A SpoonTek também desenvolveu um dispositivo semelhante, a empresa passou a comercializar uma colher integrada com contatos elétricos com a promessa de aprimorar os sabores dos alimentos, tornando-os mais saborosos, suaves e menos azedos. As possibilidades são várias.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar