Facebook bane usuários por ignorar mensagens

Pode até parecer uma atitude arbitrária, mas a decisão teve objetivo de proteger os usuários. Com isso, o Facebook está banindo usuários por ignorar mensagens. O conteúdo s e detalhes do banimento você pode conferir no texto abaixo.

publicidade
Celular conectado ao Facebook ao lado de Notebook (Imagem: Timothy Hales Bennett/Unsplash)
A medida foi tomada pelo Facebook após enviar diversas mensagens para os usuários configurarem seus perfis com a nova ferramenta da proteção (Imagem: Timothy Hales Bennett/Unsplash)

Confusão de usuários sobre spam leva Facebook a banir usuários por ignorar suas mensagens

Diversos usuários do Facebook estão perdendo o acesso de suas contas na rede social por terem “ignorado” ou confundido uma das mensagens oficiais da plataforma com alguma espécie de spam, ou phishing.

Segundo o NY Post, somente após perderem o acesso às contas, usuários perceberam que a mensagem era real por parte do Facebook. 

publicidade

“Um aviso foi enviado para contas selecionadas e consideradas em risco particular por hackers, dizendo-lhes para habilitar um recurso de segurança aprimorado chamado Facebook Protect.”

Segundo o jornal americano, “muitos receberam um prazo de 17 de março para configurá-lo”, ou vão acabar tendo sua conta banida impedindo o acesso à plataforma.

Endereço de envio parecia golpe

O endereço escolhido pelo grupo Meta, dono do Facebook, para enviar as mensagens aos usuários não ajudou muito. A formatação era parecida com diversos e-mails utilizados na aplicação de golpes online, “security@facebookmail.com” não parece confiável e nem original.

Conforme matéria do NY Post, “depois que o prazo passou, os usuários foram informados de que tinham que ligar o Facebook Protect para entrar.” No entanto, tiveram inúmeros relatos por parte dos usuários bloqueados de que o sistema para configuração estava defeituoso.

publicidade

“Fui bloqueado do Facebook hoje, indefinidamente, porque não respondi a e-mails da FB (que pareciam um golpe) sobre seu novo sistema De Proteção do Facebook, que eu era obrigado a permitir até hoje.”, relatou um usuário.

A principal reclamação é sobre os defeitos em torno do sistema de autenticação, que aparentemente, segundo os relatos dos usuários, funciona “como uma mensagem de texto para provar que você é você mesmo.”

O Facebook Protect é um programa especial criado pela plataforma para monitoramento para pessoas com maior risco de serem alvo de hackers. Segundo o jornal americano, “isso inclui aqueles que trabalham com direitos humanos, jornalistas e funcionários do governo.”

Até o momento não houve uma resposta oficial do Meta sobre os problemas ocorridos nessa “onda” de bloqueios que tinham por objetivo proteger contas de usuários em possível risco.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar