Fãs de Bitcoin são “psicopatas que não se importam com ninguém”, mostra estudo

Psicopata calculista e ego inflado. Essas são as palavras mais usadas por cientistas para descrever os investidores de Bitcoin. A conclusão foi traçada após uma equipe de especialistas identificar traços semelhantes nas personalidades dos integrantes deste grupo. 

publicidade
Fãs de Bitcoin são psicopatas que não se importam com ninguém, mostra estudo
Fãs de Bitcoin são psicopatas que não se importam com ninguém, mostra estudo. (Imagem: Pixabay)

De acordo com o estudo, a maior parte dos investidores de Bitcoin apresentam sinais do que se chama de “tétrade obscura”, composição formada por um grupo de quatro traços considerados extremamente desagradáveis, como narcisismo, maquiavelismo, psicopatia e sadismo.

Em outras palavras, quer dizer que as tétrades escuras possuem um senso inflado de auto importância visando obter prazer com o sofrimento do próximo. 

publicidade

Os fãs de Bitcoin também aparentam ter dificuldades para simpatizar com outras pessoas, apesar de serem bastante astutas e manipuladoras. O conjunto de cientistas da Universidade de Tecnologia de Queensland, descreveram todas as descobertas feitas por eles em uma pesquisa publicada na revista Personality and Individual Differences.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Resultados da pesquisa sobre Bitcoin

Esses cientistas contaram com o apoio de 566 voluntários capazes de completar as pesquisas de personalidade e responder às questões a respeito das atitudes em relação à Bitcoin e outras criptomoedas. De todos os participantes, um em cada quatro alegou possuir ativos digitais, enquanto dois terços mostraram interesse em investir nas criptomoedas.

Vale mencionar que os quatro traços de tétrade obscura se relacionam a partir da afinidade pelo investimento, embora cada um possa ter os próprios motivos. Conforme apurado, as tétrades obscuras são atraídas, em parte, pelas criptomoedas (uma vez que já estão acostumadas a assumir riscos). 

publicidade

É importante explicar que ativos digitais como o Bitcoin tendem a ser bastante voláteis, com natureza que varia entre festa, fome ou investimento, fatores que podem ser vistos como atrativos para alguns. 

Posicionamento do especialista

De acordo com o principal autor do estudo, o Dr. Di Wang, “os traços de tétrade escuras são ‘escuros’ por causa de suas ‘más’: egoísmo extremo e tirar vantagem dos outros sem empatia. A tétrade escura também está frequentemente relacionada a comportamentos de risco”, declarou. 

A relação entre as características e a afinidade com o Bitcoin também é impulsionada pelo fato de a moeda não ter uma autoridade central, o que quer dizer que seu gerenciamento é distinto dos bancos e governos.

Veja a seguir o principal motivo que resulta no gosto pela criptomoeda por cada personalidade:

publicidade
  • Narcisistas – são atraídos pela tecnologia porque tendem a se concentrar no lado positivo da vida; gostam de criptomoedas pela fé em confiança no futuro;
  • Psicopatas – são impulsivos e sádicos; gostam de criptomoedas porque são caçadores de emoções s temem perder as recompensas de investimento;

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar