Golpe das criptomoedas rouba milhões usando imagem de Elon Musk

A ousadia dos golpistas chega a usar imagens do bilionário para “validar” suas operações fraudulentas com criptomoedas. Falsos sorteios de criptomoedas são golpe e roubam milhões usando imagem de Elon Musk, com cortes e edições antigas de falas do empresário os criminosos já fizeram enorme fortuna.

publicidade
Senado aprova novas regras para criptomoedas no Brasil; veja o que muda
(Imagem: Pixabay)

Usando imagens antigas de Elon Musk, criminosos fazem falso sorteio e lucram milhões

A denúncia é grave e fácil de verificar ao procurar vídeos antigos de Elon Musk e Jack Dorsey Ark Invest no YouTube, inclusive alguns denunciando as fraudes. Com promessas vazias de retornar o dobro do investimento feito em criptomoedas, as vítimas já estão em números alarmantes.

Os criminosos já lucraram mais de US$ 1,3 milhão depois de retransmitir vídeos antigos com uma versão editada do antigo painel de discussão sobre criptomoedas com Elon Musk, Jack Dorsey e Cathie Wood na conferência “The ₿ Word” da Ark Invest.

publicidade

São diversos “canais” que efetuam a transmissão com formatos editados, incluindo dados posteriores para o suposto investimento fraudulento, os usuários desavisados estão correndo enormes riscos em perder suas criptomoedas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jamais caia nos golpes que solicitam transferências de criptomoedas para carteiras desconhecidas que prometem lucros exorbitantes e fora da curva, a sua proteção também depende de cautela.

Golpe de criptomoedas é simples e usa a imagem de Elon Musk

A ação é simples: utilizam uma imagem de sucesso conhecida para dar peso ao crime de scam, solicitam transferências e o dinheiro simplesmente some, desaparece.

publicidade

A McAfee já estava monitorando os cribercriminosos nessa nova empreitada, e publicou um relatório completo na última quinta-feira (5). O início do relatório já demonstra o tamanho e proporção dos golpes:

“A McAfee identificou mais 15 sites de golpes, elevando o total para 26. O valor combinado das carteiras compartilhadas nesses sites é superior a US $ 1.300.000, o que é um aumento de cerca de US $ 1.000.000 desde que este blog foi publicado pela última vez. Isso destaca a escala desta campanha de golpe atual.”

A empresa de segurança também deu luz sobre todo o processo de fraude e os métodos usados pelos ladrões.

“A McAfee identificou vários canais do YouTube que estavam transmitindo ao vivo uma versão modificada de uma transmissão ao vivo chamada “The B Word” onde Elon Musk, Cathie Wood e Jack Dorsey discutem vários aspectos da criptomoeda. As transmissões ao vivo modificadas tornam o vídeo original menor e colocam um quadro em torno dele anunciando sites maliciosos que ele afirma que dobrarão a quantidade de criptomoeda que você envia. Como o tópico do vídeo está em criptomoedas, ele adiciona alguma legitimidade aos sites que estão sendo anunciados.”

publicidade

Todo o cuidado é pouco para se prevenir de fraudes simples e eficazes envolvendo criptomoedas, internet e imagens de personalidades.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar