Linkedin: proteja-se destes 5 golpes dados na plataforma, esteja sempre atento

Mariana Souza

14 de setembro de 2022

O Linkedin é uma plataforma importante para você divulgar os seus projetos de carreira e procurar uma boa vaga. Entretanto, há algumas coisas que você precisa se precaver e não cair em golpes.

publicidade
Cuidados com os golpistas do Linkedin

Cuidados com os golpistas do Linkedin. (Imagem: Freepik)

Nem o Linkedin está a salvo de golpes

Sendo uma das principais plataformas do mundo para o desenvolvimento de carreira e networking, o Linkedin tem muitas vantagens – mas também pode ser palco para golpistas mal-intencionados.

Confira algumas dicas para identificar estes enganadores e não acabar tendo uma dor de cabeça maior.

Falsas ofertas de emprego

Claro que em uma plataforma mundialmente conhecida isso pode acontecer, então, fique esperto. Desconfie quando um recrutador pedir um “trabalho de avaliação” sem fazer o pagamento adequado.

publicidade

Outro ponto é desconfiar quando a remuneração parecer boa demais e muito aquém do mercado. Pode ser que não tirem dinheiro de você, mas o que é valioso para eles são seus dados pessoais.

Recrutamento “clássico”

Este golpe é muito parecido com o anterior, porém, o objetivo aqui é retirar dinheiro da vítima.

Os golpistas entram em contato fingindo ser um recrutador de renome e pedem que, para continuar com a inscrição, você faça uma espécie de pagamento “garantidor”. É um golpe comum até fora do Linkedin, e costuma ter aquelas frases de efeito “trabalhe em casa”.

Phishing: Roubo de dados pelo Linkedin

Configurando formulários, os golpistas tentarão acessar os seus dados em uma tentativa de fazer você colocar login e senha.

Importante sempre usar a autenticação em dois fatores para evitar este tipo de invasão. Alguns enganadores, inclusive, tentam entrar em contato pelo e-mail para tentar o convencimento.

Acesso remoto e malware

Usando a tática do Phishing, os golpistas enviam links lotados de malware por meio de e-mails profissionais ou até mesmo pelo chat do Linkedin.

Tem que ficar ainda mais atento aqui, pois os “recrutadores” se vinculam a empresas reais apenas para tentar passar o golpe.

Caso você caia, seu computador é invadido por vírus. Terceiros tentam fazer com que você os deixe acessar seu PC e quando conseguem, podem te chantagear e pedir dinheiro para retornar os dados e acessos.

Golpe do namoro

Mesmo não sendo uma plataforma feita para desenvolver relacionamentos amorosos, por ter um chat direto com pessoas, alguns golpistas usam deste recurso para tentar dar um golpe dessa maneira.

Este golpe costuma demorar mais que os outros, mas a partir da confiança da vítima adquirida, começam a pedir dinheiro e presentes.

Tome cuidado em qualquer rede social, principalmente quando está em uma situação vulnerável.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza