Mais 2 dias: NASA precisa atrasar um pouco o lançamento da missão Artemis I; entenda o motivo

Mariana Souza

10 de novembro de 2022

Novamente a NASA decidiu por adiar o lançamento da Artemis I, agora, por conta de um alerta de tempestade tropical nomeada como “Nicole”. Essa é o segundo alerta que faz a agência recuar com a missão de lançamento do foguete da missão que pretende levar o homem a Lua, novamente.

publicidade
NASA Lançando um foguete de sua plataforma

NASA já anunciou o roteiro de cobertura do lançamento da Artemis I – Imagem: Reprodução/Pexels

Artemis I é adiada pela NASA (de novo) devido à problemas climáticos

A Mãe Natureza não tem sido nada agradável, na verdade, está até cruel com os planos da NASA para o lançamento do projeto Artemis I. Agora, o cronograma foi adiado por conta de uma tempestade tropical.

No planejamento da agência, o foguete Space Launch System (SLS) seria lançado no dia 14, segunda-feira. Entretanto, novamente os planos falharam, já que uma tempestade ameaça a região do Kennedy Space Center (KSC).

As autoridades da NASA afirmaram em comunicado:

publicidade

“Ajustar a data de lançamento prevista permitirá que a força de trabalho atenda às necessidades de suas famílias e lares e forneça tempo logístico suficiente para voltar ao status de lançamento após a tempestade”

Originalmente, a Artemis I com o foguete SLS e a cápsula não tripulada Orion deveriam ter sido lançados em agosto deste ano, mas falhas atrasaram o lançamento em um mês.

Então, o furacão Ian ameaçou o novo lançamento e forçou a agência a recuar novamente. O foguete permaneceu no Edifício de Montagem de Veículos (VAB, sigla em inglês) por mais de um mês.

Risco de ventos muito fortes

Em nova atualização, a NASA reforçou a preocupação com ventos fortes:

“As previsões atuais preveem que os maiores riscos na plataforma são ventos fortes que não devem exceder o projeto do SLS. O foguete foi projetado para resistir a chuvas fortes na plataforma de lançamento, e as escotilhas da espaçonave foram protegidas para evitar a intrusão de água.”

Alguns equipamentos do KSC estão sendo protegidos por conta da tempestade e todos os objetos ficarão dentro do centro enquanto as chuvas torrenciais não passarem.

Mesmo o foguete sendo planejado para resistir a certos níveis de vento, a NASA decidiu esperar:

“O foguete SLS foi projetado para suportar ventos de 85 mph (74,4 nós) no nível de 60 pés com margem estrutural”

O lançamento está previsto para ocorrer no dia 16 de novembro, quarta-feira, em uma janela de duas horas que abre às 1h04 EST (06h04 GMT) – 3h04 da manhã do horário de Brasília.

Caso, finalmente, ocorra tudo como previsto, a cápsula Orion deve terminar sua missão em um mergulho no oceano em 11 de dezembro.

Com informações: Space.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza