Microsoft Edge vai lançar ferramenta que promete revolucionar navegadores

Os usuários de navegadores como o Microsoft Edge poderão contar com mais segurança durante a navegação na internet, pois haverá a implementação de uma VPN nativa e gratuita em parceria com a Cloudflare. Denominado de Microsoft Edge Secure Network, o recurso de criptografia utiliza dados recebidos durante a navegação para prevenir o rastreamento de cibercriminosos.

publicidade
Microsoft Edge vai lançar ferramenta que promete revolucionar navegadores
Microsoft Edge vai lançar ferramenta que promete revolucionar navegadores. (Imagem: Pixabay)

Por ora, o serviço ainda não foi disponibilizado – porém a descrição realizada pela MS indica que o sistema se assemelhará ao Cloudflare 1.1.1.1: a partir do momento em que for ativado. Para quem ainda não está familiarizado com a plataforma, ela é uma espécie de substituta à tradicional comunicação criptografada, independentemente do protocolo de destino. 

Basicamente, é um novo formato de redes privadas virtuais (VPN), possibilitando o acesso a conteúdos bloqueados até mesmo no país de origem.

publicidade

Em nota, a Microsoft explicou em sua página de suporte que, ao criptografar o tráfego da web diretamente do Microsoft Edge, é possível auxiliar no impedimento de que o provedor de serviços de internet colete dados de navegação como detalhes sobre os sites visitados. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mensalmente, os usuários da Microsoft recebem em suas contas, 1 GB de banda para aplicar na VPN do Microsoft Edge. No entanto, é preciso fazer login para ativar a ferramenta, embora nem ela nem a Cloudflare sejam capazes de armazenar dados de navegação durante o uso. 

No geral, trata-se de uma adição expansiva, razão pela qual a empresa designou uma página de suporte exclusivamente para esta finalidade. Por enquanto, nem os testadores do Edge Dev ou Edge Canary têm acesso ao serviço, considerando que ele sequer foi implementado. 

publicidade

O que é o VPN implementado pela Microsoft Edge?

As VPNs são capazes de oferecer uma camada adicional de segurança e privacidade para toda e qualquer atividade online. O serviço está disponível até mesmo para quem trabalha em uma rede pública de Wi-Fi e deseja escapar de olhares indiscretos. 

O VPN oferece uma conexão segura e criptografada entre o dispositivo e um servidor público, ocultando o tráfego de terceiros, embora a própria VPN tenha acesso a esses dados.

É preciso entender que a própria aquisição das VPNs consiste em uma medida capaz de tornar a navegação pela internet mais segura. Demais medidas consistem na habilitação e autenticação de dois fatores, além do uso de um gerenciador de senhas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar