NASA envia mensagem para ETs com coordenadas cósmicas

Devemos transmitir outra mensagem para possíveis alienígenas na Via-Láctea? Essa é uma pergunta que muita gente, principalmente os que gostam de filme e séries sobre viagens no espaço, respondem que não. Mas esse não é o caso de uma equipe de cientistas liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA que pretende enviar uma mensagem para os ETS.

publicidade
NASA pretende enviar mensagem para ETS
NASA pretende enviar mensagem para ETS (Imagem: Reprodução / NSF via Twitter)

Caso transmitida, essa mensagem em código binário levará consigo imagens humanas, nosso endereço cósmico e um pedido RSVP (pedido para que quem encontrar a mensagem responde-la). 

Beacon in the Galaxy é o nome da nova mensagem

A Beacon in the Galaxy, ou Farol na Galáxia, como é chamada, é uma versão atualizada da mensagem enviada pelo Observatório de Arecibo, que continha informações sobre a humanidade, nossos avanços tecnológicos e nosso lugar no espaço em termos gráficos simples.

Caso seja lançada, a Beacon in the Galaxy seguirá a tradição iniciada pela sua antecessora em 1974, Arecibo, mas bem mais “sofisticado”. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

publicidade

Enquanto a Arecibo serviu mais como uma conquista humana, onde nós dizíamos “poder nos comunicar com o espaço”, a Beacon in the Galaxy utiliza conceitos matemáticos e físicos básicos considerados pelos cientistas como “meio universo de comunicação”.

A mensagem da Arecibo, enviada para o aglomerado globular M13 (localizado a 25 mil anos-luz de nós, na constelação Hércules) com uma mensagem de 169 segundos em 1679 dígitos, ainda não chegou ao seu destino.

Ela foi enviada em um comprimento de onda de 126 mm e, por viajar na velocidade da luz, já que é uma onda de rádio, só cumpriu 0,2% da sua viagem (48 anos-luz).

Assim como na anterior, a Beacon in the Galaxy também será feita em código binário de sinais, já que é uma comunicação quase inteiramente focada em matemática e física, e leva consigo uma solicitação de uma resposta na esperança de iniciar uma conversa galáctica com os nossos possíveis “vizinhos”.

publicidade

NASA pretende enviar mensagem para ETS

Os cientistas criptografaram as seguintes informações na Beacon in the Galaxy:

  • Informações sobre a composição bioquímica da vida na Terra, incluindo uma imagem dos quatro blocos de construção do DNA;
  • Uma linha do tempo que começa no Big Bang para mostrar exatamente quando a mensagem foi enviada. Aqui vão inclusas também um histórico das principais realizações científicas da humanidade;
  • Localização do sistema solar na Via-Láctea. Assim, os extraterrestres saberão para onde enviar a resposta;
  • Imagens do sistema solar e da superfície da Terra;
  • Imagens de pessoas;
  • Solicitação de resposta.

Como e para onde a mensagem será enviada?

A mensagem será enviada utilizando um dos dois telescópios existentes na Terra, ou o radiotelescópio FAST (na China) ou com o The Allen Telescope Array (ATA) (EUA).

Entretanto, ambos os telescópios, pelo menos por agora, só conseguem receber mensagens de rádio, algo que deve ser atualizado em breve.

publicidade

A sugestão é de que o Beacon in the Galaxy seja transmitido para a área da Via-Láctea onde os cientistas julgam ter a maior probabilidade de existir vida inteligente, em um aglomerado de estrelas entre dois e seis kiloparsecs (kph) do centro da galáxia (um kiloparsec é equivalente a 3.260 anos-luz).

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar