Nerds criam escudo de invisibilidade real no estilo “Harry Potter”

Um grupo de jovens aficionados por ciência tenta transformar ficção em realidade. No estilo Harry Potter, nerds criaram um escudo de invisibilidade que funciona de verdade. Agora, o grupo tenta arrecadar fundos para produzir mais exemplares. O truque por trás disso foi divulgado.

publicidade
Parte do corpo de homem desaparece no ambiente ao usar o escudo (Imagem: HyperStealth Biotechnology/Divulgação)
Parte do corpo de homem desaparece no ambiente ao usar o escudo (Imagem: HyperStealth Biotechnology/Divulgação)

Transformando ficção em realidade com a ciência

Um grupo de jovens apaixonados por ciência iniciou a campanha para arrecadar fundos no Kickstarter. O objetivo é que sua empresa, a HyperStealth Biotechnology Corp, reproduza mais exemplares do (já testado) escudo de invisibilidade – que tem como inspiração a saga Harry Potter e outras histórias de ficção. 

O objetivo do grupo é descrito na página de arrecadação: “Nossa equipe criou 25 escudos de invisibilidade totalmente funcionais, agora precisamos do seu apoio para terminar de transformar ficção científica em realidade e disponibilizá-la para todos”.

publicidade
Homem se camufla parcialmente no ambiente aberto (Imagem: HyperStealth Biotechnology/Divulgação)
Homem se camufla parcialmente no ambiente externo (Imagem: HyperStealth Biotechnology/Divulgação)

Quem nunca brincou ou se aplicou em tentar tornar algo que leu nos livros, nos gibis, ou assistiu no cinema em realidade? As características descritas pelos criadores sobre o escudo são:

  • “Invisibilidade em alta resolução”;
  • “Grande o suficiente para esconder mais de uma pessoa”;
  • “Livre posicionamento e portabilidade”;
  • “Sem necessidade de energia elétrica”;
  • “Peso reduzido”;
  • “Feito de material completamente reciclável nos oceanos”.

O funcionamento, de forma resumida, é feito simplesmente “dobrando ondas de luz que deveriam incidir sobre o objeto”, caso não estivesse protegido pelo escudo, segundo o The Sun.

publicidade

Nerds criam escudo de invisibilidade e explicam funcionamento

Nerds criam escudo de invisibilidade, e para eles — como todo o bom nerd —, explicações resumidas não apresentam de fato o conhecimento científico aplicado no projeto. Vamos dar uma olhada na explicação oficial que consta na página de arrecadação:

“Cada escudo usa uma matriz de lentes de precisão projetada para direcionar grande parte da luz refletida do sujeito (aquele que se quer ocultar) para longe do observador (com a sensação de invisibilidade), enviando-a lateralmente através da face do escudo para a esquerda e direita.”

A tecnologia é tão inovadora, que apenas o objeto principal “some”, enquanto o fundo geral — que já estava ali, antes — continua sendo visível pelo observador.

Esquema de desvio de luz explica o funcionamento do escudo (Imagem: HyperStealth Biotechnology/Divulgação)
Esquema de desvio de luz explica o funcionamento do escudo (Imagem: HyperStealth Biotechnology/Divulgação)
publicidade

O mais incrível é que essa tecnologia poderia, rapidamente, ser vendida com fins militares (talvez ainda seja), onde seria possível camuflar uma sequência de tropas ou equipamentos posicionados, mas totalmente imperceptíveis para os inimigos a uma certa distância.

A arrecadação está sendo feita com uma cota de 49 euros para receber a versão menor do escudo, ou 299 euros para receber o padrão maior. A padronagem definida é de “(LxA) 21×31 cm no pequeno e (LxAxP) 65x95x25 cm no modelo maior”.

É surpreendente, tomara que essa incrível invenção não seja usada para o mal, apenas para diversão científica.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar