Netuno esfria muito e preocupa cientistas do mundo inteiro

Netuno passa por variações inesperadas de temperatura. As mudanças na temperatura da atmosfera do planeta são um grande mistério para os astrônomos. A realização de um novo estudo mostrou que o planeta enfrentou uma queda inesperada de temperatura global, enquanto houve um aquecimento igualmente surpreendente no Polo Sul.

publicidade

 

Nasa cataloga mais de 5 mil exoplanetas
Netuno passa por variações inesperadas de temperatura.  (Imagem: Reprodução / Nasa)

Usando telescópios terrestres, incluindo o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), uma equipe internacional de astrônomos analisou dados de radiação infravermelha do gigante gasoso para medir mudanças na temperatura atmosférica ao longo de um período de 17 anos.

publicidade

Enquanto isso, no mesmo, período a Terra experimentou uma queda surpreendente nas temperaturas globais. A Antártida, por exemplo, viu um aquecimento igualmente inesperado, de acordo com um novo estudo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Netuno está a cerca de 4,5 bilhões de quilômetros do sol. A temperatura média é de -220 ℃, e o apelido de “gigante de gelo” não é exagero. Tendo ainda estações com duração de que podem chegar aos 40 anos terrestres. Atualmente, é verão no hemisfério sul do planeta, que começou desde 2005.

Para saber mais detalhes sobre as mudanças de temperatura em Netuno após o solstício de verão, os astrônomos analisaram dados infravermelhos e descobriram que as temperaturas globais estavam caindo e o Polo Sul estava se aquecendo rapidamente. “Essas mudanças foram inesperadas“, disse Michael Roman, principal autor do estudo, publicado hoje no Journal of Planetary Science.

publicidade

Os cientistas JÁ estão notando que Netuno passa por variações inesperadas de temperatura. Algumas possibilidades são mudanças químicas na estratosfera (atmosfera superior), padrões climáticos aleatórios ou mesmo ciclos solares. Mais observações serão necessárias nos próximos anos para entender melhor o clima da Terra, o que pode ser feito com o Telescópio Espacial James Webb.

E essas mudanças climáticas inesperadas parecem estar acontecendo por aqui também. Com a Terra, ainda no meio do verão, os pesquisadores esperam um aumento gradual das temperaturas no hemisfério sul. No entanto, os dados mostram que, nas últimas duas décadas, grande parte do planeta esfriou gradualmente – a temperatura média global caiu 8°C entre 2003 e 2018.

Enquanto isso, a Antártida, por outro lado, experimentou um rápido aquecimento de 11°C entre 2018 e 2020. Um aquecimento polar tão rápido nunca foi observado na Terra, e ninguém conseguiu explicar os mecanismos climáticos por trás dessa mudança. Mas também não se tem nenhuma relação na mudança de clima em ambos planetas.

Netuno passa por variações inesperadas de temperatura: entenda o planeta

Segundo a União Astronômica Internacional (IAU), órgão responsável pela classificação e caracterização dos planetas, o sistema solar é composto por oito planetas, na seguinte ordem a partir do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, e Netuno.

publicidade

Através de cálculos matemáticos, Netuno identificado. Esse fato aconteceu em 1846, quando astrônomos analisaram distúrbios gravitacionais na órbita de Urano, o planeta mais próximo de Netuno.

Em 1989, mais informações foram obtidas com a sonda espacial Voyager 2. Porém, apenas recentemente os estudiosos perceberam que Netuno passa por variações inesperadas de temperaturaalgo totalmente inesperado e que vai continuar sendo observado para entender melhor do que se trata.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar