Novo filme de Avatar bate recorde histórico em armazenamento

O segundo filme de Avatar previsto para ser lançado em dezembro de 2022 já ganhou um trailer oficial. Um segundo vídeo mostrando como o making off de uma das cenas do primeiro filme também viralizou nos últimos dias, trazendo a toma a o investimento em tecnologia na produção cinematográfica. 

publicidade
Novo filme do Avatar bate recorde em armazenamento
Novo filme do Avatar bate recorde em armazenamento. (Imagem: Divulgação/Twentieth Century Fox)

Vale lembrar que o primeiro Avatar, de James Cameron, foi o vencedor de três Oscars, tendo recebido nove indicações. A produção entrou para a história da indústria cinematográfica por inserir a tecnologia 3D nos filmes. 

Avatar teve maior armazenamento da história 

As tecnologias utilizadas em Avatar requerem uma quantidade expressiva de processamento, devido à necessidade de renderização dos gráficos e um espaço enorme de armazenamento. Para se ter uma noção melhor, a renderização integral do longa-metragem precisou de mais de 1 petabyte (PB) de capacidade de armazenamento. 

publicidade

Em um exemplo prático, todo esse espaço de armazenamento seria ocupado se alguém tirasse mais de quatro mil fotos por dia durante toda a vida. Outro exemplo desta dimensão seria se uma pessoa gravasse ininterruptamente mais de 3,4 anos de vídeo em Full HD. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para operar essa estrutura, foi preciso contar com um núcleo computacional específico com o auxílio de 34 racks, cada um com quatro chassis de 32 máquinas, somando 40 mil processadores e 104 TB de RAM.

A produção também conta com o uso de servidores blade, formato capaz de aumentar a densidade dos servidores, possibilitando o compartilhamento de componentes em comum, lendo e gravando em 3PB de armazenamento com as tecnologias BluArc e NetApp. 

publicidade

Todo este equipamento fica embalado e conectado por vários links de rede de 10 Gb (gigabits). Segundo um orçamento feito pelos estúdios Disney, considerando somente os custos de armazenamento do filme, chega-se à casa de milhões de dólares.

Avatar 2 

O filme Avatar: O Caminho da Água retornará aos cinemas após 19 anos de espera para a felicidade dos fãs. No trailer, é possível perceber o impacto estrondoso desta produção que já acumula milhões de visualizações. 

Apesar de a produção não configurar o ranking dos 10 trailers mais exibidos nas primeiras 24 horas, ele ainda consegue superar outras produções enormes, como Star Wars: A Ascensão de Skywalker. O diretor, James Cameron, comentou sobre a produção atual. 

“Estamos empurrando esses limites ainda mais, com 3D com alta faixa dinâmica, alta taxa de quadros, resolução mais alta, e uma realidade muito maior em nossos efeitos visuais”, afirmou.

publicidade

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar