NVIDIA já superou o estigma sobre jogos: empresa passa a focar em IA e de olho no futuro

Hugo Cruz

10 de agosto de 2022

Revelado na última terça-feira (9), a NVIDIA está preparando uma tecnologia que vai usar Inteligência Artificial (AI) para dar uma cara nova aos avatares no metaverso, fazendo com que eles se pareçam ainda mais com humanos.

publicidade
avatares no metaverso

Nvidia investe na criação de avatares 3D mais realistas (Imagem: Reprodução / NVIDIA via YouTube)

Avatar Cloud Engine da Nvidia, dando uma cara nova para os avatares no metaverso

Segundo a empresa, a ferramenta, chamada Avatar Cloud Engine, ou ACE, vai possibilitar a criação de modelos 3D humanoides mais realistas.

Essa tecnologia faz parte de uma tendência para ferramentas destinadas ao metaverso, que visa criar possibilidades de interação real, ou pelo menos mais reais, entre os usuários e o mundo criado.

Mas no futuro, a empresa acredita que além dos NPCs (personagens controlados por IA) o ACE poderá ser uma das bases para a criação de avatares para controlados por pessoas.

publicidade

A visão da NVIDIA sobre os avatares vai bem além de uma simples mudança de aparência, a empresa os vê como integrações de AI capazes de observar o mundo ao seu redor e entender o que estão observando, tomando decisões autônomas e reagindo adequadamente.

Novos avatares para uma nova necessidade interativa no metaverso

A tecnologia é o resultado de anos de experiência da empresa com gráficos 3D e IA, e pretende revolucionar a maneira como nós interagimos com o meio digital.

Sendo aplicada corretamente, a tecnologia deve proporcionar uma experiência quase real enquanto interagimos com o metaverso, e o mundo digital, mesmo quando não tiver outras pessoas por perto.

Esses robôs são… necessários para nós, pois criamos mundos virtuais que se tornam indistinguíveis do real”, disse o vice-presidente de tecnologia de simulação da Nvidia, Rev Lebaredian.

Uma demonstração pode ser vista no vídeo abaixo:

A tecnologia está chegando a tal ponto que em um futuro próximo será difícil distinguir entre uma interação digital e no mundo físico.

Imagine entrar numa loja virtual, e o vendedor, um NPC, te tratar de uma forma tão orgânica que você não saiba distinguir se aquele é outro usuário ou não.

Objetivos do projeto

O projeto, formalmente chamado de Omniverse ACE, tem quatro objetivos principais:

  • Proporcionar uma interface fácil de se entender que permita que até pessoas não especializadas construam avatares avançados usando modelos e ferramentas em nuvem;
  • Criar modelos realistas que incluem as mais variadas tecnologias da empresa, como AI para fala, análise de vídeo em tempo real e até processamento de linguagem natural;
  • Desenvolvimento multi-plataforma, seja ela privada ou não, com facilidade de implantação;
  • Fácil integração das tecnologias da Nvidia em aplicações de desenvolvimento.

Vai dar certo?

É claro que tudo isso depende principalmente de se o metaverso vai ou não cumprir as expectativas que o mercado tem sobre ele.

A própria empresa tem o metaverso como um sucessor da web onde as tecnologias 3D são implementadas naturalmente, mas outras empresas também têm investido pesado no conceito e desenvolvido seus próprios objetivos e expectativas.

Por outro lado, a maioria da população mundial ainda nem entende direito como a tecnologia funciona.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.