O que aconteceu com o novo Bug do Milênio da Microsoft na virada de 2021/2?

O serviço de e-mails corporativos do Microsoft Exchange apresentou um erro um tanto que curioso que lembrou e muito o Bug do Milênio da Microsoft e paralisou o envio de novas mensagens pela plataforma da Microsoft.

publicidade

Os erros que foram localizados nas versões Exchange Server 2016 e Exchange Server 2019 não tem relações com falha de segurança mas sim algo que ninguém previa: o sistema de e-mails não estava pronto para 2022 e gerou algo parecido com o “bug do milênio” em 2000 e está sendo chamado de Y2K22.

O que aconteceu com o novo Bug do Milênio da Microsoft na virada de 2021/2?
Bug do Milênio da Microsoft (Imagem: Divulgação)

O problema ocorreu no antivírus FiP-FS. Um de seus arquivos trazia a sequência 2.201.010.001, relativo à meia-noite de 1° de janeiro de 2022 pois o número possui 31 bits e quando o ano virasse e valor de 2.147.483.648 ou 2 elevado a 31 passaria de 31 símbolos binários causando o erro.

publicidade

A explicação da empresa vem a confirmar essa teoria: “A verificação de versão realizada no ficheiro de assinatura está a causar o bloqueio do mecanismo de malware, resultando em mensagens presas nas filas de transporte.”

No momento a correção é temporária com um script que reinicia o antivírus e impede a falha, mas a empresa confirmou que já está trabalhando em uma atualização automática e definitiva para consertar a falha.

Bug do Milênio

Para economizar espaço de memória magnética, em 1965 custava US$761 os computadores antigos guardavam e interpretavam as datas com 2 dígitos no ano e na virada do milênio veio o pânico de que os sistemas reconhecessem o ano 2000 como 1900 causando um desastre.

Lea sobre: Anatel e Embraer adiam lançamento do 5G por riscos da tecnologia ser perigosa

publicidade

Aeronaves poderiam entrar em pane no ar, Bancos teriam suas aplicações dando juros negativos, investidores iriam ter prejuízos. Nos EUA muitas pessoas estacaram comida por medo de um desequilíbrio econômico.

Embora tenha causado o pânico de “fim do mundo”, no final o Bug do Milênio da Microsoft mostrou-se como algo inofensivo.

O próximo “Bug do Milênio” já tem data confirmada. É conhecido como ‘Efeito 2038’ e afeta principalmente computadores de baixo nível no sistema Unix (incluindo todos os computadores Apple), que armazenam o tempo como o número de segundos que passaram desde 1970.

O limite de capacidade é atingido em 2038.

publicidade

Continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia AQUI! 💡 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar